Aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS

Disponível para Android e iOS e gratuito, Tripda é aplicativo de carona que conecta motoristas e passageiros
Divulgação
Disponível para Android e iOS e gratuito, Tripda é aplicativo de carona que conecta motoristas e passageiros

Em operação desde maio, a Tripda é um sistema de caronas que agora chega aos smartphones que rodam Android e iOS gratuitamente. Parecido com o Uber, a plataforma tem como objetivo facilitar o contato entre motoristas e passageiros que buscam carona.

LEIA: Agora em São Paulo, Uber substitui táxis por "caronas pagas"

No serviço e também em sua versão aplicativo, os usuários cadastrados encontram ferramentas como agendamento de partida, opções de trajeto, avaliações de caronas feitas e um sistema de mensagens que permite uma conversa direta entre os companheiros de viagem. O próprio sistema sugere preços aos motoristas automaticamente com base na distância e na existência ou não de pedágios.

Assim como na versão web, o app funciona de forma simples: para os passageiros, basta inserir o local de partida e chegada para visualizar as caronas disponíveis, que aparecerão ordenadas por datas. Antes de agendar a viagem, é possível saber o nível de conforto do carro, marca e modelo, além do espaço disponível para bagagens. Isso permite que o passageiro selecione os motoristas, dentre as diversas opções existentes, de acordo com sua preferência.

Já para os motoristas, basta indicar seu trajeto, data e hora da viagem, bem como algumas informações extras, como tamanho da bagagem, se aceita fazer desvios e qual sua tolerância de horário. Os usuários também podem escolher quais informações suas serão compartilhadas com seus companheiros de viagem. 

Para otimizar o espaço do carro, o usuário que vai dar carona também pode estabelecer pontos de parada ao longo do trajeto, onde passageiros podem subir ou descer do veículo. Também é possível indicar qual é a flexibilidade para desviar um pouco de uma rota original para atender à necessidade de determinado passageiro.

Além disso, visando atender o público feminino, há a opção “Só para Elas”, representada por um ícone personalizado que filtra as opções disponíveis, para que as caronas ocorram apenas entre mulheres motoristas e passageiras.

Tripda é comunidade de caronas

Segundo comunicado, o foco da Tripda é criar a maior comunidade de caronas do Brasil e expandir a marca no maior número de países ao redor do mundo sob quatro pilares principais: econômico (compartilhar e reduzir custos com transporte), social (comunidade que conecta pessoa e gera vínculos de amizade), ambiental (menos veículos nas ruas, consumindo menos combustível) e cultural (estimular as pessoas a valorizarem alternativas como poupar, trocar, emprestar e compartilhar).

Afora o Brasil, a Tripda tem operações na Colômbia e no México, tendo recentemente se associado aos sites Unicaronas e ao Caronas.co.

MAIS: Veja outros aplicativos que já foram destaque no App do dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.