Aparelho deve ter tela de 5,9 polegadas e nova versão do sistema Android

O Google deve lançar até o fim deste mês o novo smartphone da linha Nexus, afirma o Wall Street Journal . Segundo a publicação, o aparelho está sendo desenvolvido pela Motorola, com o codinome Shamu.

O WSJ afirma ainda que o smartphone terá tela de 5,9 polegadas e será vendido com a marca Nexus. O smartphone mais recente desta linha é o Nexus 5, fabricado pela LG. Fisicamente, o novo Nexus deve se parecer com o Moto X, smartphone mais sofisticado da Motorola atualmente no mercado.

Preço baixo e Android "puro"

Fabricado pela LG, Nexus 5 é smartphone mais recente da linha Nexus
Divulgação
Fabricado pela LG, Nexus 5 é smartphone mais recente da linha Nexus

Os aparelhos da linha Nexus têm feito sucesso devido a uma combinação de fatores. Um deles é o fato de trazerem a versão "pura" do Android, sem alterações feitas pelos fabricantes de hardware.

Como rodam uma versão sem alterações do Android, os aparelhos da linha Nexus são sempre os primeiros a receber as atualizações do sistema. Essas atualizações vêm diretamente do Google e não dependem de fabricantes ou operadoras de celular. 

Outro ponto positivo dos aparelhos Nexus é o preço baixo. Os preços dos aparelhos Nexus são definidos pelo fabricante do produto em conjunto com o Google. Historicamente, esses preços têm sido bem mais baixos do que os de aparelhos com configurações similares.

FOTOS: smartphones de tela grande atualmente no mercado

Novo Android 

O WSJ afirma ainda que o novo smartphone Nexus será o primeiro com a nova versão do Android, chamada de L. A informação faz sentido, já que tradicionalmente o Google usa os aparelhos da linha Nexus para estrear novas versões do Android.

Anunciado em junho deste ano, o Android L traz muitas novidades, incluindo um visual remodelado. Saiba mais sobre o novo Android L.

Tela grande

Com uma tela de quase seis polegadas, o novo Nexus reforçará a tendência de celulares com telas grandes, acima de 5 polegadas. A Samsung foi alvo de críticas quando lançou o primeiro Galaxy Note, com tela de 5 polegadas, em 2011. Mas o aparelho foi um sucesso de vendas e outros fabricantes passaram a produzir smartphones com telas grandes. A última a aderir à tendência foi a Apple, com o iPhone 6 Plus (tela de 5,5 polegadas).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.