O app Anatel Serviço Móvel já está disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS, gratuitamente

Aplicativo Anatel Serviço Móvel, da agência reguladora, permite que usuário consulte a qualidade das operadoras direto no seu aparelho, desde que rode Android ou iOS
Divulgação
Aplicativo Anatel Serviço Móvel, da agência reguladora, permite que usuário consulte a qualidade das operadoras direto no seu aparelho, desde que rode Android ou iOS

A Anatel lançou recentemente um aplicativo que permite ao usuário consultar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia celular. O app Anatel Serviço Móvel já está disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS, gratuitamente.

LEIA MAIS: Celulares 4G atuais não acessarão nova frequência, prevista para 2016

A ideia é que com o aplicativo o usuário possa consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras em todos os municípios brasileiros. Além disso, o programa possui um ranking das prestadoras desses serviços, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão. Nele, também é possível acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.

O aplicativo permite também que o usuário visualize em um mapa as estações licenciadas e em funcionamento, bem como suas respectivas tecnologias (2G, 3G e 4G) por operadora. Com isso, os usuários podem se informar melhor sobre a disponibilidade do serviço em cada região. A consulta pode ser ativada por meio do sistema de geolocalização do celular ou manualmente. As informações são disponibilizadas pela Anatel e atualizadas mensalmente e também estão disponíveis no site da Agência ..

Conheça como funciona os indicadores de qualidade

Para o indicador de acesso à rede, a referência é 95% ou superior. A barra de cor verde mostra quem aquela operadora está atendendo de forma adequada. A barra de cor amarela expressa que o indicador está entre 85% e 94,99%, enquanto a barra de cor vermelha indica valor abaixo de 85%.

A referência para o indicador de queda da rede de voz é de 2% ou inferior. A barra de cor verde indica o atingimento do indicador estabelecido. A barra de cor amarela mostra que o indicador está entre 2,01% e 4,99%. A barra de cor vermelha indica valor igual ou superior a 5%.

Para o indicador de conexão de rede, a referência é 98% ou superior. A barra de cor verde indica o atendimento ao indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 80% e 97,99%. A barra de cor vermelha indica valor abaixo de 80%.

A referência para o indicador de desconexão da rede de dados é de 5% ou inferior. A barra de cor verde indica o atingimento do indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 5,01% e 10%. A barra de cor vermelha indica valor superior a 10%.

As barras em amarelo e em vermelho indicam o descumprimento dos parâmetros de qualidade estabelecidos.

MAIS:  Veja outros aplicativos que foram destaque no App do dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.