Novo aplicativo do Skype, Qik é gratuito para Android, iOs e também Windows Phone

Skype Qik é aplicativo gratuito de troca de mensagens por vídeos que também faz GIFs. Disponível para Android, iOS e Windows Phone
Divulgação
Skype Qik é aplicativo gratuito de troca de mensagens por vídeos que também faz GIFs. Disponível para Android, iOS e Windows Phone

Conhecido serviço de conversação de voz pela internet (VoIP), o Skype ganhou recentemente um aplicativo irmão. O foco, no entanto, não é nas chamadas telefônicas, mas em uma segunda característica do tradicional programa: o vídeo. E, mais do que isso, GIFs.

LEIA MAIS: Skype oferece de graça chamadas em vídeo com vários participantes

Bastante simples e já em português, o Skype Qik lembra aplicativos como Snapchat e Vine ao se apresentar como um serviço gratuito de mensagens com vídeos que já nasce disponível para os três principais sistemas: Android, iOS e, é claro, Windows Phone.

Pelo aplicativo o usuário pode enviar vídeos para um único contato ou para um grupo de amigos. Uma das facilidades é que, diferentemente de outros programas do tipo, o Skype Qik não exige cadastro, nome de usuário e senha, apenas o número de celular. Para enviar um vídeo é só selecionar um contato da agenda do aparelho e apertar no botão rosa de gravar. O app faz vídeos tanto com a câmera frontal quanto a traseira e grava também o áudio ao redor.

Para facilitar ainda mais a comunicação por vídeo, o Skype Qik possui uma ferramenta própria para a criação de GIFs. Basta clicar no botão sorridente ao lado do botão de gravar para fazer um GIF de cinco segundos que poderá funcionar como resposta para várias mensagens. Os GIFs criados ficam armazenados no aplicativo e podem inclusive ser apelidados. GIFs de OMG, não e estou indo são alguns exemplos.

Para que o vídeo seja recebido pelo outro é preciso que ambos tenham o aplicativo instalado. Quando a pessoa da outra ponta ainda não possui o programa o próprio Skype Qik envia, com a sua permissão, um convite por SMS. Diferentemente dos GIFs, os vídeos tem data para expirar. Depois de duas semanas, eles são excluídos do aplicativo. O usuário também pode apagar um vídeo sempre que desejar, mesmo que ele já tenha sido visto por outros.

As conversas em vídeos aparecem todas na página inicial do aplicativo, numa espécie de linha do tempo, com informações sobre a última troca de vídeos. Além disso, o aplicativo também notifica o usuário de novas mensagens recebidas.

MAIS: Veja outros aplicativos que já foram destaque no App do dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.