Novo serviço do Google está sendo oferecido aos poucos, por meio de convites

Na última quarta-feira (22) o Google apresentou o Inbox, novo serviço de e-mail da empresa. Em essência, o objetivo do Inbox é ajudar os usuários a lidar com mais eficiência com seus e-mails, eliminando rapidamente o que não interessa e dando mais atenção para mensagens realmente importantes. A seguir, o iG esclarece as principais dúvidas sobre o Inbox e mostra os novos recursos.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para criar uma senha mais segura

O que é o Inbox?

O Inbox é o novo serviço de e-mail do Google, considerado a evolução do Gmail. O serviço tem versões para web (no endereço inbox.google.com) e aplicativos para Android e iOS. 

Inbox deve substituir aplicativo do Gmail em smartphones e tablets
Reprodução
Inbox deve substituir aplicativo do Gmail em smartphones e tablets

Como posso usar o Inbox?

No momento, somente quem recebe um convite pode usar o serviço. É possível se cadastrar para receber o convite enviando um email para inbox@google.com.

Como fica o meu Gmail?

Na prática, mudam apenas a interface e os recursos. Não há mudança de endereços do Gmail e todas as contas continuam funcionando normalmente. 

Por enquanto, é possível usar ambos os aplicativos (Inbox e Gmail) no mesmo celular. O endereço gmail.com também continua válido mesmo para quem já usa o Inbox. O Google ainda não se manifestou oficialmente sobre um possível fim do app do Gmail, mas a médio prazo a tendência é que o Inbox se estabeleça como serviço padrão de e-mail da empresa. 

FOTOS: o visual do Inbox

Quais são as novidades?

Em termos visuais, a mudança é grande. O Inbox usa a linguagem visual batizada pelo Google de Material Design, usada também na próxima versão do Android, a 5.0 (Lollipop). De modo geral, o visual do Inbox é mais colorido do que o do Gmail e traz discretas animações, ativadas quando o usuário interage com o serviço.

Em termos de recursos, as principais funções são as seguintes:

- Categorias

De cara, quem está acostumado a usar o Gmail e entra no Inbox sente falta das abas usadas para agrupar mensagens de redes sociais e promoções. Esses agrupamentos ainda estão lá, mas são mostrados de forma diferente.

Em vez de usar abas, o Inbox mostra as categorias de mensagens em uma linha da caixa de entrada, como se fossem e-mails convencionais. Ao tocar/clicar nessa linha, o usuário é encaminhado para os e-mails da categoria.

O Inbox já vem com algumas categorias prontas, como mensagens promocionais, recibos de compra e passagens aéreas. Mas o usuário pode criar outras categorias ou eliminar aquelas que considera desnecessárias. De modo geral, elas correspondem aos atuais rótulos (Labels) do Gmail.

Botão Limpar elimina várias mensagens de uma só vez
Reprodução
Botão Limpar elimina várias mensagens de uma só vez

- Botão Limpar

Se a principal meta do Inbox é ajudar o usuário a ganhar tempo, o botão Limpar é a principal ferramenta para isso.

Ele apaga todos os e-mails de uma categoria de uma só vez (com exceção de mensagens marcadas com Pin, conforme tópico abaixo).

Esse botão é útil principalmente para se livrar rapidamente de mensagens publicitárias ou de emails com notificações de redes sociais.

- Botão Pin

Uma da ferramentas mais importantes do Inbox, o botão Pin serve como um filtro para que mensagens importantes não sejam apagadas. Marque uma mensagem com o Pin e ela não será apagada juntamente com as outras caso você faça uma limpeza em bloco. No alto do Inbox, basta clicar em um botão para exibir apenas as imagens marcadas com o Pin. 

- Agendamento de e-mails

Uma situação muito comum é abrir um e-mail e ver que não dá para respondê-lo naquele momento. Em vez de deixá-lo aberto e ocupando espaço na caixa de entrada, o usuário pode apagá-lo apenas temporariamente. O Inbox elimina a mensagem da caixa de entrada e a exibe novamente no horário especificado pelo usuário.

Esse controle funciona também usando locais. No aplicativo do Inbox é possível, por exemplo, apagar um e-mail e programá-lo para reaparecer novamente apenas quando o usuário chegar em casa.

- Informações em destaque

Um avanço importante do Inbox em relação ao Gmail é o destaque das informações mais importantes do e-mail já na caixa de entrada. Em um email de compra na Amazon, por exemplo, o Inbox exibe já na caixa de entrada o prazo de entrega do pedido e uma imagem do produto. Assim, o usuário já fica sabendo das principais informações sem ter que abrir o email.

O mesmo vale para passagens aéreas. O Inbox exibe já na caixa de entrada o número do voo, seu destino e o horário. Novamente, o usuário fica sabendo das informações essenciais mesmo sem abrir o e-mail. 

Em e-mails que contenham imagens em anexo, o Inbox exibe uma versão em miniatura já na caixa de entrada.

- Lembretes

O  Inbox funciona também como um app de lembretes simples. Clicando no botão + (também usado para escrever e-mails), o usuário pode criar um lembrete rápido para tarefas diárias e programar o alarme. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.