Aplicativo de mapas e navegação por GPS da Nokia tem versão beta e gratuita para aparelhos que rodam Android

Em versão beta e gratuita, Here Maps, aplicativo de mapas e navegação da Nokia, chega aos aparelhos que rodam Android. Já disponível para Windows Phone e Fire OS
Divulgação
Em versão beta e gratuita, Here Maps, aplicativo de mapas e navegação da Nokia, chega aos aparelhos que rodam Android. Já disponível para Windows Phone e Fire OS

Quase uma característica dos smartphones que rodam Windows Phone, o aplicativo de mapas e navegação por GPS da Nokia – da parte da empresa que não foi vendida para a Microsoft –, o Here Maps, acaba de chegar ao Android, mas em versão beta.

Também presente no Fire OS, da Amazon, o aplicativo já podia ser encontrado em alguns aparelhos Android em razão de uma parceria com a Samsung, mas agora se estende a todo o ecossistema.

LEIA MAIS: MapsWithMe permite consulta a mapas sem conexão à internet

Segundo nota no Cnet , a ideia da Nokia com esse lançamento não oficial – ou seja, não pela loja de apps do Google, a Google Play – é permitir que a Nokia receba um maior número de avaliações dos usuários que optaram por baixar o programa e crie uma base de clientes realmente interessados.

De acordo com a postagem no blog do Here , foi com a ajuda de usuários que a empresa descobriu, por exemplo, que uma limpeza de armazenamento de dados – o famoso cache – apagava também as vozes que orientam o motorista via fala. Por esse motivo, o download só pode ser feito por uma página específica  que deve ser aberta no dispositivo móvel. Tal estratégia, porém, não significa que o Here Maps nunca estará disponível na Google Play.

Isso é o que diz a Nokia, mas é importante lembrar que o Here Maps é um concorrente potencial para o Google Maps, bastante elogiado por usuários de Windows Phone e especialistas, e aplicativo nativo do Android.

Para baixar o aplicativo, o usuário precisa anter se certificar de que seu aparelho roda a versão 4.1 do Android ou superior. Para melhores experiências, a Nokia recomenda que o app seja instalado só em smartphones com 1 GB de RAM e tela entre quatro e seis polegadas. Outro detalhe é que, por não estar no Google Play ainda, o aplicativo não atualiza automaticamente.

O Here oferece navegação offline – sem conexão com a internet – à pé e curva-a-curva em 97 países, além de mostrar as opções de transporte público e de locais como shoppings centers disponíveis nos arredores. Há também versões de mapas para baixar e manusear off-line de 100 países e um recurso chamado Glympse, que permite ao usuário compartilhar sua localização com familiares e amigos em tempo real e de forma segura.

O aplicativo também traz um recurso que permite que o usuário organize seus favoritos em grupos, sincronizando o telefone com a versão para navegadores do Here, no here.com.

MAIS: Veja aplicativos que já foram destaque no App do dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.