Aplicativo criado pela Febraban e pelo Instituto Akatu roda em Android e dá dicas de como economizar energia

Disponível apenas para Android, app Nossa Energia ajuda os usuários a economizarem energia em suas casas e a fazer um consumo consciente desse recurso
Divulgação
Disponível apenas para Android, app Nossa Energia ajuda os usuários a economizarem energia em suas casas e a fazer um consumo consciente desse recurso

O aplicativo Nossa Energia é o mais recente resultado da parceria entre a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, e o Instituto Akatu. Como no app Nossa Água , o objetivo da ferramenta é ajudar o brasileiro a economizar os recursos naturais do planeta, orientando as pessoas em relação ao consumo eficiente da energia.

LEIA MAIS: Opera Max ajuda a economizar dados do plano 3G/4G

A ferramenta oferece uma calculadora que identifica os gastos de acordo com os eletrodomésticos e o consumo da residência, tem ainda o jogo Apagão e dicas práticas para a economia de energia. A iniciativa faz parte do programa de educação financeira MeuBolsoemDia.com.br e já está disponível para download gratuito na Google Play, loja de aplicativos para o sistema operacional Android.

A calculadora de energia do aplicativo contabiliza em Kw (kilowatt) o gasto conforme a quantidade de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos do usuário. Para usá-la, o consumidor precisa cadastrar a quantidade exata de aparelhos que possui em sua residência. A partir daí, a ferramenta faz uma conta baseada nos equipamentos contabilizados e mostra um preço estimado deste consumo energético.

Outro recurso do app está no game Apagão, em que o usuário deve apagar todas as luzes de um prédio. Vence quem apagar mais luzes e ganhar mais pontos no ranking geral. Uma vez conectado ao Facebook, o app mostra como o usuário está se saindo em relação aos amigos no jogo.

No Nossa Energia, o usuário tem acesso a diversas dicas sobre o consumo eficiente da energia elétrica, que também está ligado ao uso da água, uma vez que são geradas por usinas que utilizam água. O app mostra, por exemplo, que se uma pessoa economizar 1 minuto de banho durante 1 ano teremos uma economia de 15 dias da Usina Itaipu. As dicas elaboradas pelo Akatu ainda podem ser compartilhadas nas redes sociais, basta que o usuário clique na opção "veja a dica completa".

MAIS: Veja outros aplicativos que já foram destaque no App do dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.