Aplicativo gratuito é compatível com aparelhos Android e iOS

Dono do WhatsApp, o Facebook lançou recentemente o Groups, aplicativo para Android e iOS cujo foco são os grupos de conversa que os usuários criam na rede social
Divulgação
Dono do WhatsApp, o Facebook lançou recentemente o Groups, aplicativo para Android e iOS cujo foco são os grupos de conversa que os usuários criam na rede social

Em uma aparente tentativa de elevar o status dos Grupos, recurso que até hoje sofre comparações com as comunidades do falecido Orkut , o Facebook lançou o Facebook Groups . Gratuito, o aplicativo nasce compatível com as duas maiores plataformas móveis, Android e iOS , e com um objetivo muito claro: promover uma funcionalidade da rede social que ainda não decolou.

LEIA MAIS: Fim do Orkut: relembre 10 recursos que deixarão saudades

A novidade segue a estratégia de outros lançamentos desenvolvidos pelo  Creative Labs , como o nome diz, um laboratório de criação. Ao invés de concentrar tudo na rede social, a empresa de Mark Zuckerberg vêm preferindo transformar vários de seus recursos em novos apps. Desta forma, entrega ao usuário uma melhor experiência, com aplicativos mais leve, específicos e alguns totalmente novos, como é o caso do Mentions , por exemplo. 

Em um primeiro momento, o Facebook Groups pode soar como um concorrente do WhatsApp, adquirido pela empresa de Palo Alto no início deste ano. Porém, como os grupos do Facebook são mais abrangentes, indo além dos contatos telefônicos, o novo app não concorre direto mas, é claro, pode afetar o irmão adotado.

Como funciona?

O app funciona interligado a conta do usuário no Facebook, como era de se esperar. Uma vez conectado, ele reúne em uma tela todos os grupos nos quais você está inscrito, mostrando os mais frequentes primeiro. Para organizar os grupos nesta tela basta segurar em cima da imagem representativa da comunidade e arrastar o ícone para onde desejar. Também nesta primeira tela, o usuário encontra na parte inferior um campo de busca e um sinal de mais para criar novos grupos. Na tela de cadastro de novas comunidades, o Facebook convida o usuário a categorizar sua iniciativa: família, melhores amigos, projeto, colegas de equipe, planejamento de evento, venda ou personalizado.

Seu menu fica na parte superior do aplicativo. O segundo atalho, cujo ícone é um de globo terrestre, reúne as notificações dos grupos, similar ao que acontece dentro da rede social propriamente dita. Logo após vem uma bússola que envia o usuário para uma página de sugestões de novos grupos, chamada Descobrir. Segundo o Facebook, "sugestões que só funcionam para você", ou seja, baseada nos hábitos de navegação do usuário: páginas curtidas, grupos que seus amigos fazem parte e o local em que você vive.

Por fim, um atalho para a página de configurações do perfil e do próprio aplicativo.  Segundo o Facebook , os grupos continuam acessíveis tanto no aplicativo da rede social para dispositivos móveis quanto na versão web. 

MAIS: Veja os aplicativos que já foram destaque no App do dia:


    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.