Mais de 6 milhões de TVs de altíssima resolução já foram vendidas neste ano; Samsung lidera mercado

Em comunicado publicado nesta quarta-feira (25), a consultoria DisplayMate, especializada no mercado de TVs, informou que 3 milhões de TVs com resolução 4K (também chamadas de TVs UHD) foram vendidas no terceiro trimestre deste ano. Este número é mais de 500% maior do que as vendas do mesmo período em 2013. 

LEIA TAMBÉM: Philips inicia produção de TVs 4K no Brasil

Com as vendas do terceiro trimestre, o total de TVs 4K comercializadas em 2014 é de 6,4 milhões, segundo a DisplayMate. A consultoria afirma que o crescimento se deve à queda de preços e à maior variedade de modelos. A China foi responsável por mais de 60% das vendas de TVs 4K no período pesquisado.

FOTOS: a TV de 105 polegadas e R$ 500 mil da Samsung

Vale ressaltar, no entanto, que as TVs 4K ainda representam uma fatia pequena do mercado. As projeções deste ano são de vendas totais de cerca de 240 milhões de aparelhos, a maioria com tecnologia LCD/LED e padrão Full HD.

Samsung lidera em 4K

O relatório aponta que a Samsung é líder global no setor de TVs 4K, com 36% da receita total, seguida po LG (15%), Hisense (10%), Sony (9%) Changdong (6%). A consultoria destaca ainda que o mercado de TVs como um todo vive um momento estável, com crescimento de vendas de 4% no terceiro trimestre de 2014 em relação a 2013.

O crescimento nas vendas de TVs LCD/LED foi de 9%, e conseguiu compensar quedas nos segmentos de CRT (TVs antigas de tubo) e plasma. Segundo a DisplayMate, os Estados Unidos e a China tiveram crescimentos importantes, de 12% e 9%, respectivamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.