Aplicativo é gratuito e está disponível apenas para Android

Palma-Vogais ajuda crianças em fase de alfabetização no aprendizado das vogais. Além de exercícios, oferece relatórios para pais e professores. Gratuito e para Android
Divulgação
Palma-Vogais ajuda crianças em fase de alfabetização no aprendizado das vogais. Além de exercícios, oferece relatórios para pais e professores. Gratuito e para Android

Desenvolvido por especialistas na área de educação e tecnologia da IES2 e 100% brasileiro, o Palma-vogais é um aplicativo educativo destinado às crianças na faixa etária inicial da alfabetização, de 4 a 7 anos. Gratuito e disponível apenas para dispositivos Android , o app pode ser utilizado por até três usuários diferentes.

LEIA TAMBÉM: "Instagram para crianças", Kuddle tem recursos para evitar bullying

O objetivo do aplicativo é ajudar pais e professores a desenvolver nas crianças uma das competências e habilidades necessárias à alfabetização: o conhecimento das vogais. De forma lúdica e interativa, cada letra é trabalhada em atividades de apresentação, seguidas de cinco exercícios de fixação, de escrita e um jogo.

O aplicativo também ajuda a criança no desenvolvimento da memória auditiva e visual, atenção, concentração e coordenação motora. Durante todo o aplicativo, o usuário será acompanhado de orientações educacionais de um professor digital. A verificação do conhecimento que foi adquirido ocorre durante as atividades, impedindo o pequeno aprendiz de avançar caso ele extrapole a quantidade máxima de erros.

Todas as vogais são apresentadas a criança nas formas maiúsculas e minúsculas, possibilitando que ela estabeleça a relação entre som, imagem e letra. As vogais são apresentadas por meio do estudo de 41 palavras, 21 frases, 127 exercícios educacionais, sete exercícios de escrita (Caligrafia) e um jogo educativo.

Para pais e professores, o aplicativo Palma-vogais oferece ainda relatórios que mostram o desempenho dos usuários, ou seja, suas notas em todas as atividades. Em um menu com todas as vogais é possível ver o aproveitamento da criança por meio de uma sistema que dá estrelas como premiação. O jogo é parte do Palma, sigla para Programa de Alfabetização na Língua Materna , um sistema de alfabetização desenvolvido inicialmente para alfabetização de jovens e adultos por meio de smartphones.

MAIS: Veja aplicativos que já foram destaque no App do dia:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.