Sistema usaria sensores do smartphone para prever tempo de impacto e alterar posição do aparelho

Nesta semana, o escritório de patentes do Estados Unidos concedeu à Apple a patente de um mecanismo de proteção contra quedas, noticia o Apple Insider . Nos documentos da patente, a Apple descreve uma tecnologia que poderia alterar a posição do iPhone durante quedas para evitar danos maiores ao aparelho.

Diagramas incluídos pela Apple no pedido de patente
Reprodução/Apple Insider
Diagramas incluídos pela Apple no pedido de patente


O sistema descrito pela Apple envolve alguns sensores já incluídos no iPhone, como acelerômetro e giroscópio, e outros componentes. Em conjunto, esses módulos agiriam muito rapidamente para detectar a queda e tentar prever o tempo de impacto e o ângulo de queda do aparelho. 

Com base nessas informações, o sistema ativaria um módulo que alteraria o centro de gravidade do aparelho, fazendo com o que o iPhone mudasse de posição durante a queda a fim de evitar danos às partes mais sensíveis do produto. Um dos mecanismos descritos pela Apple envolve uma espécie de pêndulo contido em uma cápsula. A movimentação do pêndulo mudaria o centro de gravidade do aparelho, girando o smartphone.

Vale ressaltar que o registro de uma patente não signfica que uma tecnologia realmente chegará ao mercado. Em muitos casos, empresas registram patentes de modo preventivo, mas dificuldades na implementação acabam impedindo que a ideia patenteada vire realidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.