Protótipo foi desenvolvido em parceria com a POC e a Ericsson e deve funcionar com aplicativos para ciclistas como o Stravia

Com o número de ciclistas aumentando a cada dia, a Volvo, em parceria com a POC, fabricante de equipamentos de proteção esportivos, e a Ericsson, criaram uma tecnologia de segurança que irá conectar carros e ciclistas. Ainda sem nome, a inovação consiste em uma conexão, via computação em nuvem, entre o carro e um protótipo de capacete, ambos capazes de gerar alertas de proximidade para os motoristas de carros da Volvo e também para os ciclistas. A novidade deve ser apresentada na CES 2015, maior feira de eletrônicos do mundo, realizada entre 6 e 9 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos.

LEIA:  Entusiastas do ciclismo amador desenvolvem gadgets para melhor se proteger

Protótipo de capacete de ciclista da Volvo será apresentado na CES 2015
Divulgação
Protótipo de capacete de ciclista da Volvo será apresentado na CES 2015

Usando um aplicativo de celular popular entre ciclistas, como o Strava, o capacete pode compartilhar sua posição em relação ao carro e vice versa, utilizando a rede de informações online da Volvo para isso. E, no caso de uma colisão iminente, os dois serão alertados.

O motorista do Volvo será avisado da proximidade do ciclista por meio de um alerta no painel – mesmo se ele estiver em um ponto cego, atrás ou encoberto por outro veículo, ou em uma condição difícil de ser vista, como à noite. Já o ciclista será alertado por uma luz de alerta no capacete.

A ideia é que o capacete se conecte ao sistema City Safety, uma tecnologia da Volvo que detecta, alerta e freia automaticamente para evitar a colisão com ciclistas. Desde 2013, todos os carros novos da Volvo são equipados com frenagem automática para ciclistas. O sistema usa radar e câmera para detectar ciclistas e é baseado em uma avançada tecnologia de sensores que pode aplicar frenagem total no caso de uma colisão iminente.

City Safety é uma tecnologia da Volvo que detecta, alerta e freia automaticamente para evitar a colisão com ciclistas
Divulgação
City Safety é uma tecnologia da Volvo que detecta, alerta e freia automaticamente para evitar a colisão com ciclistas


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.