Criação da UHD Alliance deve impulsionar a produção de conteúdo em altíssima resolução

A resolução 4K (que tem o nome oficial de Ultra HD ou UHD) já não é novidade em TVs. Na CES 2015 , os grandes fabricantes mostram que continuam apostando na maior resolução como atrativo para vender novos aparelhos.

Um problema, porém, diminui radicalmente o apelo dessas novas TVs: a falta de conteúdo produzido em 4K. Atualmente, quem possui uma TV 4K tem basicamente alguns seriados do Netflix e poucos vídeos do YouTube para ver nessa resolução.

Mesmo o Blu-ray ainda não tem um padrão para a distribuição de conteúdo em 4K. A Panasonic anunciou nesta segunda-feira (5) o primeiro Blu-ray player com capacidade para reproduzir conteúdo em 4K, mas ainda deve demorar alguns meses para que os primeiros discos apareçam no mercado.

Para tentar contornar esse problema, um grupo de grandes empresas de tecnologia e mídia anunciou nesta segunda-feira a formação da UHD Alliance. O objetivo da associação é criar padrões técnicos que facilitem a produção e distribuição de conteúdo 4K. Entre as empresas que fazem parte da aliança estão Samsung, LG, Sony, Panasonic, Netflix e Disney.

A UHD Alliance também atuará junto ao consumidor, organizando campanhas publicitárias e divulgando informações sobre a tecnologia UHD. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.