CES 2015 também marca a chegada do novo processador Snapdragon 810 ao smartphones

Qualcomm lança, em parceria com a LIFX, um módulo de conectividade para lâmpadas inteligentes
Divulgação
Qualcomm lança, em parceria com a LIFX, um módulo de conectividade para lâmpadas inteligentes

Um dia antes da CES 2015  abrir suas portas, nesta terça-feira (6), a Qualcomm reuniu jornalistas de todo o mundo em Las Vegas (EUA), para falar de uma das tendências mais quentes do momento: a Internet das Coisas.

LEIA MAIS:  Com tela curva, G Flex 2 chega até junho ao Brasil

Líder em chips para smartphones, a fabricante deixou claro que fazer parte dessa nova onda tecnológica é mais do que um objetivo. “Não queremos apenas falar da Internet das Coisas, queremos fazê-la acontecer”, enfatizou Derek Aberle, presidente da companhia.

Em parceria com a LIFX, a Qualcomm apresenta nesta CES 2015 um módulo de conectividade para lâmpadas, que transforma lâmpadas comuns em inteligentes. Com ajuda dessa plataforma, as lâmpadas se conectam umas as outras e também à internet via Wi-Fi com a ajuda do protocolo AllJoyn, uma das bandeiras da empresa nos últimos anos.

A lâmpada inteligente em si não é uma novidade, mas um módulo que popularize essa invenção e que possa ser usado pelos mais diferentes fabricantes como a própria LIFX é inédito. Além disso, algumas lâmpadas inteligentes no mercado hoje utilizam o protocolo ZigBee, que precisa de um acessório para conectar a lâmpada ao roteador. A Hue, da Philips é um exemplo. Já a plataforma desenvolvida pela Qualcomm utiliza apenas os roteadores Wi-Fi, equipamentos que são facilmente encontrados nas casas.

A preocupação da Qualcomm em ser líder neste mercado incipiente se reflete também em sua atuação em outras áreas, como a de carros conectados, dispositivos vestíveis, especialmente relógios, e em aplicações para setores como saúde e telefonia.

Presidente da Qualcomm, Derek Aberle, mostra o G Flex 2, um dos primeiros smartphone com Snapdragon 810
Emily Canto Nunes/iG
Presidente da Qualcomm, Derek Aberle, mostra o G Flex 2, um dos primeiros smartphone com Snapdragon 810

Snapdragon 810 começa a sair do forno com G Flex 2

Último processador a ser anunciado pela Qualcomm, ainda em 2014, o Snapdragon 810 começa a aparecer em dispositivos neste início de ano. O primeiro smartphone lançado com o módulo da Qualcomm é o G Flex 2 , da LG, também apresentado durante a CES 2015. Dentre as novidades do processador estão a compatibilidade com mais redes 4G (LTE), vídeos em 4K e com o carregamento rápido de bateria.

Os smartphones seguem como uma prioridade para a Qualcomm, uma vez que não só o mercado continua crescendo, mas porque já se sabe da importância desse tipo de dispositivo na Internet das Coisas. Aos poucos, os smartphones começam a funcionar como pilar, ou ponto de partida, conectando-se aos mais diferentes objetos inteligentes da vida do usuário, do termostato ao carro. A Qualcomm acredita que nos próximos quatro anos mais de oito bilhões de smartphones serão fabricados.

*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da Qualcomm.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.