Linha 2015 de TVs da empresa terá sistema Android TV, do Google; fabricante apresentou também produtos para a produção caseira de conteúdo em 4K

O dia que antecedeu a abertura oficial da CES 2015 , marcada para esta terça-feira (6), terminou com a chegada do Android TV ao mercado. A surpresa ficou por conta da Sony, que também mostrou uma TV LED 4K que é mais fina que seu último smartphone, o Xperia Z3, e anunciou o retorno do Walkman.

MAIS SOBRE A CES 2015:
Samsung apresenta TVs com Tizen
Panasonic aposta no Firefox OS em suas TVs
LG mostra TVs OLED com resolução 4K



TV ultrafina

Como as demais fabricantes de televisões presentes na CES 2014, a Sony também segue apostando no 4K, também chamado de Ultra HD, e em algumas telas curvas. A empresa mostrará cerca de dez novas TVs na CES 2015, grande parte equipadas com o chip X1, o mesmo dos mais recentes smartphones, e tecnologia Triluminos, nome dado a tecnologia do ponto quântico já há alguns anos e que reforça as cores das telas.

LEIA TAMBÉM:  Menor que vírus, ponto quântico é evolução do LCD

Dentre os vários modelos de TV, a X900C de 65 polegadas se destaca pelo seu design. Com apenas 4,9 mm de espessura, mais fina até que o último smartphone da Sony, a Xperia Z3, a X900 C deve conquistar clientes que sempre sonharam com um aparelho que de fato se confude com a parede quando pendurada em casa.

Por dentro, os novos televisores da Sony suportam o padrão WebM VP9 de compressão de vídeo, permitindo que os consumidores tenham acesso a uma grande variedade de plataformas 4K como o YouTube e também ao conteúdo que produzirem em 4K.

Android TV

Outra novidade da Sony foi o anúncio do Android TV como sistema de algumas de suas TVs inteligentes. Apresentado em junho de 2014, o Android TV é aguardado não só porque marca o retorno do Google às TVs, após o fracasso do Google TV, mas também porque promete ser mais fácil de usar do que boa parte dos atuais sistemas de Smarts TVs.

Além disso, a plataforma traz recursos interessantes como o Google Cast, função que conecta dispositivos com a TV da mesma forma que o Chromecast faz, mas sem a necessidade do acessório.

LEIA TAMBÉM:   Saiba mais sobre o Android TV

Equipamentos para produzir 4K

Enquanto a Samsung, por exemplo, se preocupa em entregar uma maior quantidade de conteúdo em 4K, a Sony incentiva seu cliente a produzir em Ultra HD. Duas novidades importantes deste cenário são a câmera de ação FDR-X1000V e a filmadora portátil Handycam 4K, 30% menor e 20% mais leve do que o modelo atual segundo a Sony. Ambos os modelos filmam em 4K.

Walkman está de volta em 2015

Marca Walkman tem novo modelo no mercado, o NW-ZX2
AP
Marca Walkman tem novo modelo no mercado, o NW-ZX2

A linha de áudio da Sony também recebeu atualizações, sendo a mais importante a volta do Walkman como uma central de música para a casa além de um tocador portátil.

O novo Walkman NW-ZX2 é o sucessor do aparelho lançado em 2013 e reproduz áudio de alta resolução, tem conexão por Bluetooth e tem uma bateria prevista para durar até 33 horas.

Segundo explicou a Sony, a ideia é que o novo Walkman se conecte com fones de ouvido, como antigamente, mas também com alto-falantes sem fio, sistemas de home theater e amplificadores. 

Além do Walkman, uma nova gama de produtos de áudio que está sendo apresentada na CES possui o recurso Google Cast, que possibilita que o usuário transmita para caixas de som, por exemplo, o som de apps compatíveis como Pandora, Google Play Music e Deezer. 

Entre os protótipos da linha SmartWear, a Sony apresenta na CES o Smart B-Trainer, um dispositivo integrado e leve, similar a um fone de ouvido, que é equipado com sensores de corrida e também reproduz música. O dispositivo permite a seleção automática de músicas conforme o ritmo de corrida, para coincidir com a frequência cardíaca.

Sony apresenta conceitos na CES 2015

Uma série de produtos inspirados no conceito de Life Space UX, apresentado em 2014, também na CES, devem chegar ao mercado neste ano. Entre eles está a lâmpada LED que também é alto-falante, a LED Bulb Speaker.

Além disso, a Sony deve lançar em breve um projetor portátil no formato de um cubo que é capaz de projetar imagens de 50 polegadas para que o usuário possa ver um filme na mesa da cozinha ou na parede do banheiro, por exemplo. Por fim, a Sony exibirá, pela primeira vez, três modelos de sua Symphonic Light, uma bela luminária que também é alto-falante.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.