Tecnologia antifurto em celulares pode se tornar obrigatória no Brasil

Por Agência Senado |

compartilhe

Tamanho do texto

Matéria está sendo analisada na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal

Agência Senado

Um projeto do senador Ciro Nogueira (PP-PI) pode tornar obrigatória a comercialização de smartphone equipados com antifurto (PLS 323/2014). Dentre as funcionalidades básicas dessa tecnologia estão permitir o acionamento remoto do aparelho, bloquear o acesso aos dados armazenados, tornar o aparelho inoperante e possibilitar a sua reativação pelo proprietário ou por terceiro devidamente autorizado por ele.

LEIA: Sistema que identifica celulares piratas ou comprados no exterior entra em teste

O texto também prevê que a comercialização de smartphone sem tecnologia antifurto só poderá ser feita por empresa que fornecerem, pelo prazo de um ano e sem ônus para o usuário, seguro contra roubo e furto.

“Os celulares, porém, cada vez mais caros e tecnológicos, tornaram-se um dos principais alvos dos criminosos, em diversas regiões do mundo”, destaca o senador. Nos Estados Unidos, a revista Time informa que em cidades norte-americanas como São Francisco, mais de 65% de todos os roubos envolvem telefones móveis. Em Oakland, essa porcentagem sobe para 75%.  No Brasil, segundo dados da polícia, somente na cidade de São Paulo são registrados cerca de 460 furtos e roubos de celulares por dia.

O parlamentar lamenta o desinteresse dos fabricantes e das companhias telefônicas em adotar a tecnologia antifurto, diminuindo a sua atratividade para os criminosos. “E a razão para isso parece estar no fato de essas empresas não serem afetadas pelos furtos de celulares. Ao contrário, elas acabam lucrando com a venda de seguros e de novos aparelhos”, afirma Ciro Nogueira.

A matéria está sendo analisada na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Se aprovada, a lei entrará em vigor um ano depois da sua publicação.


Leia tudo sobre: antifurtosmartphonecelular

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas