CES 2015 também foi palco de novidades em acessórios, inclusive para o "pau de selfie", sucesso em 2014

TheSelfieStick mostrou atualizações na feira
Emily Canto Nunes/iG
TheSelfieStick mostrou atualizações na feira

Nem só de ineditismo vive a CES. Bem pelo contrário. Quem acompanha a maior feira de tecnologia do mundo sabe que, a cada ano que passa, está mais difícil encontrar inovação em Las Vegas, nos Estados Unidos. E assim como nem tudo é novidade, nem tudo é gadget.

Alguns dos produtos expostos na CES 2015 não passam de acessórios, como é o caso do bastão de selfie, também chamado de “pau de selfie” e de “gopobre” no Brasil, atração do estande da TheSelfieStick.com  na Sands Expo da CES 2015 . Em conversa com o iG , Andre Pertab, proprietário da empresa, garantiu que a versão mostrada na edição de 2015 da maior feira de tecnologia do mundo traz sim novidades em relação aos concorrentes lançados em 2014.

LEIA MAIS:  Fotografia de 1926 mostra casal usando 'pau de selfie'

Segundo ele, é uma atualização do acessório que conquistou até os jornalistas especializados em tecnologia presentes em Las Vegas. Recentemente, o The Verge , um dos maiores sites de tecnologia do mundo, saiu em defesa do acessório, apontando-o como uma solução contra o excesso de smartphones e tablets nas atrações turísticas, que bloqueiam a paisagem, obrigando quem está do lado a ver a cena pela tela dos outros.

O “pau de selfie” da TheSelfieStick.com se parece com vários modelos que o iG encontrou no final de 2014 na Santa Ifigênia, região de comércio popular de São Paulo , mas de acordo com Andre Pertab, proprietário da loja que vende o bastão em Nova York, nos Estados Unidos, e também pela internet, seu modelo é diferente. Atualmente, a empresa vende um mesmo modelo em três versões diferentes: só o bastão, ou seja, o disparo da foto é feito pelo temporizador do smartphone, um segundo com controle remoto Bluetooth avulso, e um terceiro com botão de disparo no próprio cabo. Esse terceiro, de acordo com Pertab, já é uma evolução dos primeiros acessórios lançados.

Além do Bluetooth embutido, o modelo em destaque na CES tem, na parte inferior, um botão de liga e desliga do Bluetooth e uma entrada para o cabo com entrada microUSB, para carregar a bateria. Outra novidade desse "pau de selfie" é o suporte para o smartphone, que se ajusta ao tamanho da tela, aceitando até o iPhone 6 Plus. O suporte tem inclusive uma parte emborrachada para evitar que o aparelho escorregue, e é formado por três barras de contenção: uma na parte inferior, retrátil, uma na lateral, e uma terceira que sobe pela traseira do smartphone e que se prende à lateral por um gancho na cor laranja.

A mais importante inovação da empresa nova-iorquina com “fábrica na China” é uma leva depressão na haste de metal de quase um metro que permite ao usuário pressionar o dedo, evitando que o bastão escorregue para um lado ou para o outro. De acordo com Pertab, dá mais estabilidade ao acessório na hora de fazer a foto. 

Outro diferencial do acessório vendido pela TheSelfieStick.com é que ele vem numa sacola preta de camurça personalizada com o logo da marca. Pertab contou que o bastão de selfie também é um sucesso nos Estados Unidos e que por isso eles decidiram participar da CES 2015. Quanto ao apelidos que o acessório ganhou no Brasil, “pau de selfie” e “gopobre”, o empresário se mostrou bastante surpreso, disse que não tem nada parecido em inglês, mas achou engraçado: “vocês brasileiros são divertidos”.

*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da Qualcomm.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.