Na visão de um especialista da KGI, versão profissional do iPad e acessório podem ser lançados no segundo trimestre de 2015

iPad deve ganhar modelo de 12,9 polegadas
Ricardo Shinji/iG
iPad deve ganhar modelo de 12,9 polegadas

A próxima investida da Apple pode ser um iPad Pro com uma caneta stylus de acessório. É o que diz o site especializado Apple Insider  após receber um relatório do renomado analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, sobre várias patentes registradas pela empresa de Curpertino nos últimos anos.

LEIA MAIS:  iPad Air 2 mantém Apple no topo, mas não traz grandes novidades

Na opinião do especialista, as inúmeras patentes e sua própria pesquisa levaram-no a crer que a Apple vai lançar uma stylus no segundo trimestre junto do tablet de 12,9 polegadas, o iPad Pro, de profissional.

"Uma vez que tem mais precisão do que os dedos de uma pessoa, a caneta pode ser mais conveniente do que a combinação de teclado e mouse", escreveu Kuo. "Portanto, acreditamos que uma stylus da Apple irá melhorar a experiência do usuário do iPad de 12,9 polegadas”, disse ele no documento. O analista acredita ainda que a caneta será vendida como um acessório do iPad Pro, pelo menos inicialmente, e que não trará grandes avanços. No entanto, dependendo do retorno que receber de seus usuários, A Apple poderá embutir sensores no objeto, além de estendê-lo a outros modelos.

"A adição de um giroscópio e de acelerômetro na stylus permitiria que os usuários escrevam não apenas na tela, mas também em outras superfícies duras e até mesmo no ar", explicou. "Embora esta seja uma fantástica aplicação para uma stylus, nós acreditamos que o software e o hardware necessários ainda não estão totalmente desenvolvidos. Por isso, não devemos ver uma stylus mais inteligente, que suporta escrita a mão 3D, em 2015", ressaltou o analista.

Kuo disse ainda que, embora o carregamento sem fio seja conveniente, é pouco provável que ele seja implementado na primeira stylus dado o alto custo e o design difícil. O especialista da KGI acredita que o acessório poderia dar origem a uma nova geração de apps, além de ajudar a Apple a crescer em clientes específicos, tais como o setor empresarial e o de instituições de ensino.

Além do tamanho da tela, que deve ser de 12,9 polegadas, pouco se sabe sobre o próximo tablet da Apple. Talvez ele rode o novo chip de condinome A8X e tenha dois novos alto-falantes e um microfone adicional para fazer do tablet um dispositivo que suporta áudio estéreo. Um novo iOS, projetado para tirar vantagem da tela maior, também é especulado, mas não confirmado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.