Em nota, entidade explica que recebeu diversas notificações de que o acessório estava sendo enquadrado como "bastão retrátil", item proibido por resolução

Bastão de selfie pode ser levado na bagagem de mão no Brasil de acordo com a Anac
Emily Canto Nunes/iG
Bastão de selfie pode ser levado na bagagem de mão no Brasil de acordo com a Anac

Em nota publicada em seu site nesta segunda-feira (26) , a Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, informa aos passageiros que é permitido sim o transporte, na bagagem de mão, do bastão de selfie, desde que o equipamento esteja dentro das especificações permitidas.

LEIA:  CES 2015: empresa de NY mostra "inovações" em bastão para fazer selfie

Fotografia de 1926 mostra casal usando "pau de selfie"

De acordo o texto, a entidade recebeu notificações de que o acessório estava sendo enquadrado como “bastões retráteis”, item citado e proibido pela Resolução da ANAC n° 207/2011. Sanadas as dúvidas quanto à diferenciação de ambos, a ANAC orientou os operadores aeroportuários e aéreos, já por meio de ofício, sobre a permissão do "pau de selfie" ou "gopobre", desde que ele respeite as regras da bagagem de mão. O peso total da bagagem de mão não pode exceder 5 kg, enquanto a soma das dimensões (comprimento + largura + altura) não deve ultrapassar 115 cm.

A entidade alerta, porém, que o transporte do monopod, como também é conhecido, poderá ser avaliado pelo Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) para verificar as características do objeto, com o objetivo de garantir o conforto, a tranquilidade e assegurar a integridade física das pessoas a bordo. O bastão de selfie também pode ser despachado na mala, caso o passageiro prefira.

MAIS: iG visita região de comércio popular para conhecer o bastão de selfie


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.