Microsoft fará versão grátis de seu sistema para a plataforma

Nesta terça-feira, a Raspberry Pi Foundation anunciou uma nova versão de seu computador de US$ 35 (cerca de R$ 90). O Raspberry Pi 2 tem  chip quad core ARM Cortex-A7 de 900 MHz e 1 GB de memória RAM, o dobro da memória do modelo original.

Raspberry  Pi 2 rodará Windows
Divulgação
Raspberry Pi 2 rodará Windows

A Microsoft aproveitou o anúncio para divulgar que o Windows 10 terá uma versão grátis adaptada para o Raspberry Pi.

A empresa não divulgou detalhes dessa nova versão, que provavelmente será mais limitada do que a versão padrão do Windows 10. Mas a simples existência de uma versão do Windows para o Raspberry Pi deve ajudar a popularizar o pequeno computador.

Antes de se animar demais com o preço, quem estiver interessado no minicomputador Raspberrry Pi deve saber que ele está longe do que a maioria das pessoas pensa quando ouve a palavra computador. Em essência, o Raspberry Pi é uma pequena placa-mãe com algumas portas essenciais (USB, porta de rede e outras), processador e memória RAM. Ele não tem memória de armazenamento (HD), gabinete, mouse e outros periféricos.

O preço baixo é o maior atrativo do Raspbery Pi, que tem sido muito usado por programadores para projetos interativos e de automação, e também por instituições de pesquisa e ensino.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.