Aposta para competir com iPad não deu certo

Nesta quarta-feira (4), a Microsoft confirmou ao site The Verge  que não está mais produzindo o tablet Nokia 2520. Este era o último produto que ainda rodava o Windows RT, versão do Windows exclusiva para tablets com chips ARM lançada junto com o Windows 8 no fim de 2012. Na semana passada, a empresa já havia informado o fim da produção do Surface 2, híbrido de tablet e notebook também com Windows RT.

LEIA TAMBÉM:
Cortana e novo navegador estão entre as novidades do Windows 10

2520 é último tablet com Windows RT
Divulgação
2520 é último tablet com Windows RT

Com o fim da produção do 2520, chega ao fim também o Windows RT, sistema que nunca decolou. Lançado em outubro de 2012 juntamente com o Windows 8, o Windows RT era a aposta da Microsoft para entrar no mercado de tablets. 

Praticamente todos os tablets no mercado usam chips com arquitetura ARM, que não era compatível com o Windows até a criação da versão RT. Isso motivou a criação de uma versão com Windows 8 com menos recursos apenas para aparelhos ARM. 

No entanto, as vendas de tablets com Windows RT foram um fracasso e fabricantes como Dell, Asus e Lenovo deixaram de produzir aparelhos com o sistema poucos meses após o lançamento. Com a desistência de outros fabricantes, a Microsoft passou a ser a única a continuar a produzir tablets (modelos Surface, Surface 2 e Nokia 2520) com o sistema.

Windows 10 está a caminho

A aposta da Microsoft para este ano é o Windows 10. O sistema rodará tanto em computadores com arquitetura x86 (usada por Intel e AMD) quando em chips ARM. O sistema deve ser lançado ainda este ano .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.