Lista do iG reúne aplicativos para quem é fã de selfie, gratuitos, para smartphones que rodam Android, iOS ou Windows Phone

Palavra do ano, verbete de dicionário, mania nacional. Não faltam títulos para a selfie, a foto em estilo autorretrato que virou febre com a popularização dos smartphones, no Brasil e no mundo. Feita geralmente com a câmera frontal do aparelho, as selfies sofrem, em sua maioria, com a baixa qualidade das lentes dessas câmeras e da pouca quantidade de pixels.

Mas não se pode dizer que as fabricantes de smartphones não estão preocupadas em ajudar seus clientes a fazer melhores selfies. Desde o ano passado, empresas como Microsoft, Samsung e Huawei lançaram aparelhos com câmeras frontais que ajudam o usuário na busca pela selfie perfeita. Se você ainda não possui um desses lançamentos, ou prefere contar com a ajuda de programas para melhorar ou diversificar seus autorretratos, essa lista é para você.

Gratuitos, esses 15 aplicativos ajudam o usuário a fazer uma selfie e muito mais: animações, embelezamento, vídeos e panorâmicas são alguns dos recursos presentes nos apps selecionados pelo iG para as principais plataformas: Android, iOS e/ou Windows Phone. Confira logo abaixo da galeria de imagens:

1) CamMe

O CamMe permite que o usuário faça selfies sem as mãos, a partir do reconhecimento de movimento. Para ativar a câmera do smartphone basta abrir e fechar a mão a uma distância de 0,5 a 5 metros que, voilá , a foto é tirada. Outros recursos interessantes do programa são o PhotoBooth, que tira várias fotos em sequência, como naquelas cabines de antigamente, e a função FunShoots, que coloca o rosto do usuário em um cenário divertido e inusitada. Disponível para iOS .

2) Everyday

Everyday é um aplicativo que convida o usuário a fazer uma selfie por dia, para documentar a passagem do tempo. Ou seja, o envelhecimento. Além disso, o programa conta com um recurso divertido que transforma essas imagens em um vídeo do tipo time lapse, dando movimento às mudanças físicas. O app pode ainda ser configurado para lembrar o usuário de fazer suas selfies diárias e também para postar automaticamente as fotos nas redes sociais.  Disponível para iOS.

3) Snapspeed

O Snapspeed é um editor de imagens bastante completo que possui recursos importantes como o de "Corrigir automaticamente" a cor e a exposição da foto e o de "Sintonizar imagem", que ajusta balanço do branco, saturação e contraste, entre várias outras características da imagem.  Além disso, o app conta com vários filtros ao estilo Instagram e outros mais autorais, como o Retrolux, que permite ao usuário fazer fotos com vazamentos de luz, riscos, estilos de filme de rolo, entre outros. Disponível para Android  e também para iOS .

4) Frontback

O Frontback é um aplicativo simples, cujo propósito único é fazer uma foto com a câmera frontal e uma com a câmara traseira ao mesmo tempo, transformando-as em uma só imagem. Pode parecer bobo, mas é divertido. Além de permitir que o usuário compartilhe as invenções nas redes sociais, o app convida os amigos de quem postou a foto a mandar reações a respeito do que viu. Disponível para Android  e também para iOS .

5) InstaBeauty

O InstaBeauty é um aplicativo de embelezamento de selfies que conta com quatro recursos principais. O primeiro deles, o Beauty Camera, oferece doze ajustes diferentes, incluindo um modo de embelezamento automático do rosto do usuário. O segundo é o Beauty Collage, que faz colagens com as inúmeras fotos tiradas no app, seguido do Beauty Video, que aplica os efeitos de embelezamento também em vídeos. Por fim, o aplicativo conta com o recurso de Quicksnap, recurso que tira selfies em sequência e monta um só imagem. Disponível para iOS .

6) French Girls App

Quase uma piada, o aplicativo French Girls App é uma rede de troca de selfies por desenhos. Nela, o usuário tira um autorretrato seu, compartilha com os demais usuários do app, e recebe de volta um desenho, provavelmente bem-humorado, da sua selfie. O French Girls também permite que o usuário participante da rede faça desenho de outras pessoas, sejam elas seus contatos ou não, e compartilhe com os demais. Disponível para iOS .

7) YouCam

O YouCam é um aplicativo bastante completo, contando inclusive com funções de embelezamento que permitem ao usuário retocar olhos cansados, ajustar o tom de pele, remover rugas e até remodelar o formato do seu rosto em uma selfie. Sim, é estranho, mas tá lá. O app também possibilita que o usuário mexa em mais um rosto ao mesmo tempo, no caso de selfies em grupos, por exemplo, e que faça montagens com moldes pré-configurados de molduras. Disponível para Android  e também para iOS .

8) Lumia Selfie          

O Lumia Selfie é um aplicativo fácil de usar que aprimora automaticamente a selfie recém feita pelo usuário de aparelhos Microsoft. Um dos destaques é que ele também funciona vinculado ao acessório Treasure Tag, que se transforma em um disparador remoto. Uma espécie de controle remoto de selfies. O app também tem filtros próprios ao exemplo do Instagram. Além disso, vários recursos de embelezamento podem ser aplicados nas imagens depois que elas forem tiradas. Disponível apenas para Windows Phone .

9) PanoSelfie

O aplicativo PanoSelfie, como o próprio nome sugere, é um aplicativo para fazer selfies panorâmicas. Daquelas que mostram não apenas o rosto, mas a paisagem ao redor do usuário. Um recurso similar pode ser encontrado no app nativo de vários smartphones Android, mas no software do iPhone, o iOS, essa é uma função recente, disponível desde a versão sete. Para usuários com versões antigas do iOS ou fãs de uma panorâmica, o PanoSelfie é um programa interessante pelas fotos de qualidade que faz mesmo quando o aparelho não tem uma lente grande angular. Disponível para o iOS .

10) Selfie 360              

O app Selfie 360 é diferente, pois permite que o usuário faça três tipos de autorretratos animados, quase como se fossem vídeos muito curtos. A primeira delas é a função Portrait Selfies, uma foto de si mesmo que capta todas as expressões do fotografado enquanto ele gira o aparelho em até 90º. O segundo modo é chamado de Panorama Selfies e serve para mostrar o que está ao redor do usuário, em 360º. Já o terceiro modo chama-se Full 3D Selfes e consiste em fazer uma animação 360º de alguém. Disponível para Android  e também para iOS .

11) Fake Selfie

O aplicativo Fake Selfie é exatamente aquilo que o nome sugere, um programa para fazer selfies falsas. Quer fingir que está viajando, visitando a Torre Eiffel, enquanto na verdade está no sofá de casa? É só abrir o aplicativo. Para fazer um selfie de mentira basta tirar um foto de si mesmo ou escolher uma antiga guardada no aparelho. A ideia é a mesma por trás de qualquer montagem: recortar o usuário da foto original e colocá-lo em uma paisagem diferente. O app oferece alguns fundos pré-prontos, mas o usuário também pode escolher um da sua galeria de fotos. Disponível para Windows Phone .

12) Blend Pic

O aplicativo Blend Pic parece ser o grande truque de mágica por trás daquelas fotos que mais parecem capas de álbuns de música que seus amigos postam nas redes sociais. A ideia aqui é explorar a criatividade, fazer selfies com dupla exposição, clonar seus autorretratos e ou mesmo uso de ajustes pré-configurados no aplicativo para inovar. Além de efeitos de degradê e de transparência, o app se conecta facilmente a outros programas para ajuda no compartilhamento das suas invenções. Disponível para Android .

13) Phogy 3D

Similar ao Selfie 360, o Phogy 3D permite que o usuário faça fotos de si mesmo, mas com movimento. As animações feitas nesse programa, porém, podem ter sua sensibilidade controlada pelo usuário. Além disso, as fotos são classificadas pelo aplicativo segundo sua qualidade para ajudar o usuário no momento da edição. Tipo, o que é preciso melhorar na hora de tratá-la. As fotos podem ser salvas tanto em MP4 quanto em GIF. O aplicativo também tem filtros. Disponível para Android .

14) SelfieCam

O SelfieCam é um aplicativo para fazer selfies com recursos úteis e também divertidos. Uma das soluções inteligentes é o seletor giratório de funções, o qual permite que o usuário edite sua foto apenas com o polegar, facilitando muito o processo de quem gostar de fazer selfie em qualquer lugar. Além disso, o app possui a função de temporizador, ou seja, a câmera dispara quando o usuário sorri para câmera – só em iPhones com iOS 7 ou superior. O programa oferece também vários adesivos para deixar a selfie ainda mais divertida. Disponível para iOS .

15) Mo With Love

Esse aplicativo é outro que é quase uma piada pronta. De interface simples, ele permite que o usuário experimente diferentes tipos de bigode depois de fazer uma selfie, vários deles muito engraçados, aliás. Além disso, o aplicativo possui uma linha do tempo com as últimas fotos feitas no programa e funciona de forma interligada com as redes sociais. Disponível para Windows Phone .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.