Pesquisa aponta que 90% dos brasileiros fazem selfies; veja 5 dicas

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Autorretrato com familiares e amigos é o tipo preferido

Eleita palavra do ano em 2013 pelo dicionário Oxford e em 2014 pela BBC, a selfie veio mesmo para ficar. E, no Brasil, não é diferente. Segundo uma pesquisa recente da Antennas Business Insights, feita em parceria com a Samsung, 90% dos brasileiros assumem fazer autorretratos com frequência. O estudo, feito com 1446 pessoas de todas as regiões do País, aponta que o tipo preferido de selfie é aquela tirada em grupo, seja de amigos ou familiares, também chamada de wefie. A margem de erro da pesquisa é 3,6% para cima ou para baixo.

LEIA MAIS: Às vésperas do Natal, procura por “pau de selfie” aumenta e preço sobe

O estudo contemplou pessoas das classes A, B, C e D, de 18 a maiores de 55 anos, e de ambos os sexos: 49% homem e 51% mulher. E, apesar da moda da selfie ser relativamente recente no Brasil – 44% dos entrevistados afirmam ter começado a praticar em 2014 – o resultado foi enfático: 58% dizem fazer selfies quase todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana. Na classe C e D, as selfies são diárias: 34% dos pertencentes a classe C fazem autorretrato quase todos os dias. Na classe D, 31% são considerados assíduos.

Logo após a selfie em grupo, tipo lembrado por 72% dos entrevistados, está a foto com fundo de natureza, com 34% das menções. Além disso, 29% diz gostar de tirar foto de si sozinho, 22% sozinho, mas para mostrar o local da imagem, 19% em uma paisagem urbana, e apenas 12% na frente do espelho.

IMAGENS: Conheça 15 aplicativos para melhorar suas fotos:

CamMe é um aplicativo que configura o smartphone para que ele reconheça o movimento da mão como disparo. Disponível para iOS. Foto: DivulgaçãoEveryDay é diário de selfies. Disponível para iOS. Foto: DivulgaçãoSnapspeed é editor de fotos bastante completo. Disponível para Android e iOS. Foto: DivulgaçãoFrontback une selfie e foto com a câmera traseira numa só. Disponível para Android e iOS. Foto: DivulgaçãoInstaBeauty é um completo app de embelezamento de selfie. Disponível para iOS. Foto: DivulgaçãoFrench Girls App é rede social de troca de selfies por desenhos. Disponível para iOS. Foto: DivulgaçãoYouCam é um embelezador completo que edita mais de um rosto. Disponível para Android e iOS. Foto: DivulgaçãoLumia Selfie é app para fazer autorretratos, com filtro e que pode ser ativado por um acessório controle remoto. Disponível para Windows Phone. Foto: DivulgaçãoPanoSelfie é um aplicativo para fazer fotos panorâmicas individuais ou em grupo. Disponível para iOS.. Foto: DivulgaçãoSelfie360 faz três tipos de autorretratos animados. Disponível para Android e iOS. Foto: DivulgaçãoFake Selfie é aplicativo para fazer selfies de mentira. Disponível para Windows Phone. Foto: DivulgaçãoBlend Pic permite que o usuário faça selfies e fotos com dupla exposição. Disponível para Android. Foto: DivulgaçãoPhogy 3D faz selfies animadas, transforma elas em papel de parede e ainda salva em MP4 ou GIF. Disponível para Android. Foto: DivulgaçãoSelfieCam é um aplicativo para selfies com várias opções de adesivos divertidos. Disponível para iOS. Foto: DivulgaçãoMo With Love é um aplicativo meio piada para colocar bigodes na suas selfies. Disponível para Windows Phone. Foto: Divulgação

A maneira como as selfies são tiradas, no entanto, variam de acordo com a idade. De acordo com a pesquisa, a geração determina o aparelho que vai ser usado. No geral, 87% das selfies são feitas com o celular, 19% com câmeras fotográficas e 13% com tablets. Quando esses dados são cruzados com a idade, porém, percebe-se que a participação dos smartphones chega a 93% entre jovens de 25 a 34 anos, e cai para 73% entre maiores de 55 anos. Independente de qualquer segmento, porém, 51% usam somente o celular para fazer selfies. Dentre os fãs de autorretrato, 45% diz usar a câmera frontal, 22% a câmera traseira, e 22% diz que depende do momento.

Para o brasileiro, fazer selfie é algo natural, um ato que não exige preparo, uma foto na qual o que mais importa é quem cabe nela e o que. Neste caso, o que é representado é o estado de espírito, o momento individual a ser registrado. Além disso, a maioria tira selfies para si mesmo: 71% dos entrevistados. Logo depois de tirar a selfie, 68% guarda para mostrar posteriormente, 65% compartilha em redes sociais, 53% edita com recursos do próprio telefone, 53% compartilha por e-mail ou por programas de mensagens instantâneas como o Whats App, e 52% usa aplicativos de edição para melhorar a imagem. 

Com vários lançamentos para selfies, como o Galaxy Gran Prime e a linha Galaxy A, a Samsung elaborou cinco dicas de como tirar uma boa seflie. Confira:

1) Iluminação é vital

Sempre que puder, use a luz natural para fazer uma foto. Vale se aproximar de portas e janelas se a imagem for interna. E evite ficar de frente para uma fonte de iluminação, pois isso faz sombra e escurece os personagens capturados na imagem.

2) Chega de espelho

As fotos tiradas em frente ao espelho foram muito populares na época em que os smartphones tinham apenas uma câmera, a traseira. Mas essa técnica pode refletir a luz do flash e inserir elementos na imagem que você não deseja. Por isso, para ter melhor qualidade na selfie, use a câmera frontal do aparelho.

3) Selfie na viagem

Viajar sozinho é uma delícia, mas pode ser complicado na hora de tirar a selfie em uma paisagem linda ou naquele monumento imperdível. Para evitar cortar algum detalhe importante da foto, o recurso Selfie Panorâmica, disponível em diferentes softwares de câmeras de diferentes aparelhos pode ajudar. Ou algum aplicativo específico para isso. O recurso de panorâmica também ajuda os usuários na hora de tirar foto de um grupo de amigos e familiares.

4) Aposte nos filtros

Se você está fotografando com o seu smartphone, vale utilizar o recurso de filtro de imagens presente em vários aplicativos. Ele permite amenizar imperfeições e cria efeitos de cor e luz muito legais. Alguns smartphones hoje oferecem recursos de embelezamento no próprio programa de câmera. Caso o seu não tenha, pode baixar um aplicativo para isso. Os controles desse tipo de app permitem afinar o rosto, suavizar a pele ou aumentar os olhos.

5) Não pague mico

Na hora de tirar sua foto, lembre-se de que há lugar e hora para tudo. Ou seja, certos ambientes e situações, como enterros ou cenários de tragédias, não são apropriados.

Leia tudo sobre: selfiepesquisaantennasbrasileiros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas