Sul-coreana também lançou nova versão do VR Gear, seu óculos de realidade virtual

Após meses de espera e rumores, neste domingo (1), a Samsung finalmente lançou a sexta versão do seu principal smartphone, o Galaxy S6, além de uma versão Edge, isto é, com telas curvas em ambas bordas laterais, ao exemplo do que foi feito com o Galaxy Note 4 Edge . Em um evento realizado em Barcelona, na Espanha, um dia antes do início oficial da MWC 2015  a sul-coreana mostrou aquilo que chamou de "o maior esfoço conjunto já feito pela Samsung".

LEIA TAMBÉM:  LG anuncia smartphones intermediários curvados na MWC 2015

ZTOP:  Com Galaxy S6, Samsung tenta se reinventar

Os aparelhos chegam em 10 de abril em alguns mercados selecionados nas cores dourado, preto, branco, verde esmeralda e azul, ainda sem preço. Além disso, a empresa apresentou uma nova versão do Gear VR, seu óculos de realidade virtual, chamado Gear VR Innovator Edition. A redução de 15% no tamanho faz com que o Samsung Gear VR seja mais confortável de usar do que sua primeira versão.

Algumas das características dos produtos são carregamento sem fio compatível com dois padrões existentes atualmente, câmera frontal e traseira com abertura de f.1.9 e a funcionalidade de pagamento móvel, chamada de Samsung Pay. Além disso, os aparelhos possuem traseira de vidro Gorilla Glass 4 e metal na lateral. A tela é de 5.1 polegadas, super Amoled qHD, com 577 ppi e 77% mais pixels que a versão anterior, o Galaxy S5. Ambos rodam Android 5.0 Lollipop.

Já o processador é o primeiro de 14nm do mundo com plataforma de 64 bits, além de novo sistema de memória LPDDR4 e a memória flash UFS 2.0 que oferecem maior desempenho e maior velocidade de memória com menor consumo de energia segundo a fabricante. A memória RAM de ambos é de 3 GB e de armazenamento a Samsung está oferecendo versões com 32 GB, 64 GB e 128 GB.

"Verdadeiro carregamento sem fio"

A bateria não é removível, mas é capaz de carregar o equivalente a quatro horas em apenas 10 minutos. O objetivo da Samsung com a tecnologia de carregamento sem fio embutida e certificada pelo WPC e PMA no Galaxy S6 e no S6 Galaxy Edge é definir um novo padrão para a indústria. Os dispositivos funcionam com qualquer carregador sem fio disponível no mercado que suporta os padrões WPC e PMA. Segundo a empresa, "é o verdadeiro carregamento sem fio".

Câmera surpreendente em hardware e software

A câmera frontal é de 5 megapixels e a traseira de 16 megapixels, mas o que surpreende mesmo é a abertura da lente, de f 1.9, que garante mais luminosidade às imagens feitas com os novos aparelhos. Além do hardware, o software também recebeu melhorias. O Galaxy S6 e o S6 Edge possuem recursos Auto Real-time High Dynamic Range (HDR), Smart Optical Image Stabilization (OIS) e IR Detect White Balance.

Outro recurso novo e interessante é Quick Launch, que dá aos usuários acesso rápido e direto para a câmera a partir de qualquer tela em apenas 0,7 segundos. Basta um duplo clique no botão da tecla inicial. No palco de Unpacked, as fotos do Galaxy S6 feitas de noite parecerem de fato muito melhores do que as feitas comum iPhone 6 Plus.

Samsung Pay vai além do NFC

Outra novidade é Samsung Pay, serviço de pagamento móvel que chega para competir com o Apple Play e com um diferencial importante. Protegido pela Samsung Knox, com digitalização de impressões digitais e uso avançado de token, o Samsung Pay funciona com tecnologia Near Field Communication (NFC) e também com Magnetic Secure Transmission (MST). 

O Samsung Pay nasceu com a aquisição recente da LoopPay, um provedor de soluções móveis que transforma leitores magnéticos de cartões em receptores seguros e sem contato para pagamentos. Foi a LoopPay que construiu uma tecenologia de pagamento sem contato e amplamente aceita usando sua tecnologia patenteada Magnetic Secure Transmission (MST). Segundo a empresa, a tecnologia da LoopPay tem o potencial de trabalhar com aproximadamente 90% dos terminais de ponto-de-venda (POS) existentes sem investimento em novas infraestruturas pelos comerciantes. No entanto, a novidade só estará disponível no segundo semestre e em alguns mercados, como o EUA.

A jornalista viajou a Barcelona a convite da LG.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.