Aparelhos serão totalmente produzidos no Brasil

Anunciados nesse domingo (1) na prévia da MWC 2015 , em Barcelona, na Espanha, os novos aparelhos topo de linha da Samsung, Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, chegam ao Brasil no mês de abril, em uma data próxima a do lançamento global, marcado para 10 de abril. Segundo Roberto Soboll, diretor de mobilidade da empresa, os produtos serão fabricados no Brasil e, embora ainda não tenham preços definidos, vão contar com todos os benefícios dados pelo governo brasileiro a quem produz seus celulares no País.

Algumas características dos novos aparelhos, como a bateria embutida e a ausência de espaço para cartão micro SD são novidade para a própria Samsung. Para Soboll, a harmonia entre processador, tela e bateria atingida com a série S6 justifica a mudança de posicionamento da empresa. O mesmo acontece com a ausência de micro SD, segundo o executivo o consumidor de um aparelho como o Galaxy S6 e S6 Edge já está acostumado com a computação em nuvem, e é por isso que além do armazenamento interno, que poderá ser de 32 GB, 64 GB e 128 GB, a sul-coreana está oferecendo 115 GB por 2 anos no OneDrive, solução da Microsoft.

LEIA TAMBÉM:  Com Galaxy S6, Samsung tenta se reinventar 

Além disso, os aparelhos possuem traseira de vidro Gorilla Glass 4 e metal na lateral. A tela é de 5.1 polegadas, super Amoled qHD, com 577 ppi e 77% mais pixels que a versão anterior, o Galaxy S5. Ambos rodam Android 5.0 Lollipop.

Já o processador é o primeiro de 14nm do mundo com plataforma de 64 bits, além de novo sistema de memória LPDDR4 e a memória flash UFS 2.0 que oferecem maior desempenho e maior velocidade de memória com menor consumo de energia segundo a fabricante. A memória RAM de ambos é de 3 GB e de armazenamento a Samsung está oferecendo versões com 32 GB, 64 GB e 128 GB.


"Verdadeiro carregamento sem fio"

A bateria não é removível, mas é capaz de carregar o equivalente a quatro horas em apenas 10 minutos. O objetivo da Samsung com a tecnologia de carregamento sem fio embutida e certificada pelo WPC e PMA no Galaxy S6 e no S6 Galaxy Edge é definir um novo padrão para a indústria. Os dispositivos funcionam com qualquer carregador sem fio disponível no mercado que suporta os padrões WPC e PMA. Segundo a empresa, "é o verdadeiro carregamento sem fio".

Câmera surpreendente em hardware e software

A câmera frontal é de 5 megapixels e a traseira de 16 megapixels, mas o que surpreende mesmo é a abertura da lente, de f 1.9, que garante mais luminosidade às imagens feitas com os novos aparelhos. Além do hardware, o software também recebeu melhorias. O Galaxy S6 e o S6 Edge possuem recursos Auto Real-time High Dynamic Range (HDR), Smart Optical Image Stabilization (OIS) e IR Detect White Balance.

Outro recurso novo e interessante é Quick Launch, que dá aos usuários acesso rápido e direto para a câmera a partir de qualquer tela em apenas 0,7 segundos. Basta um duplo clique no botão da tecla inicial. No palco de Unpacked, as fotos do Galaxy S6 feitas de noite parecerem de fato muito melhores do que as feitas comum iPhone 6 Plus.

Samsung Pay vai além do NFC

Outra novidade é Samsung Pay, serviço de pagamento móvel que chega para competir com o Apple Play e com um diferencial importante. Protegido pela Samsung Knox, com digitalização de impressões digitais e uso avançado de token, o Samsung Pay funciona com tecnologia Near Field Communication (NFC) e também com Magnetic Secure Transmission (MST). 

O Samsung Pay nasceu com a aquisição recente da LoopPay, um provedor de soluções móveis que transforma leitores magnéticos de cartões em receptores seguros e sem contato para pagamentos. Foi a LoopPay que construiu uma tecenologia de pagamento sem contato e amplamente aceita usando sua tecnologia patenteada Magnetic Secure Transmission (MST). Segundo a empresa, a tecnologia da LoopPay tem o potencial de trabalhar com aproximadamente 90% dos terminais de ponto-de-venda (POS) existentes sem investimento em novas infraestruturas pelos comerciantes. No entanto, a novidade só estará disponível no segundo semestre e em alguns mercados, como o EUA.

A jornalista viajou a Barcelona a convite da LG.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.