Empresas de tecnologia usam o 1º de abril para fazer brincadeiras com seus fãs e usuários

Honrando a tradição, empresas de tecnologia de todo o mundo estão divulgando suas peagadinhas de 1º de abril pela web. Algumas são tão engraçadas que nem de longe enganam o usuário, outras, porém, passam por verdade para alguns fãs. Confira abaixo as principais piadas do dia 1º de abril de 2015.

RELEMBRE:  Tradutor de emoji, pokémons e shelfie; pegadinhas de 1º de abril de 2014

O dia 1º de abril nem havia raiado nos Estados Unidos e o Google já divulgava suas tradicionais piadas. A primeira delas, lançada ainda no dia 31 de março, deve agradar fãs de jogos antigos: Pac-Man! Basta entrar no Google Maps pelo navegador Chrome e escolher uma parte da sua cidade para transformar em cenário para o Pac-Man. Estão lá os fantasmas coloridos, os pontinhos que deixam os inimigos azuis, e as frutas que valem pontos. Para jogar, basta clicar no quadrado do jogo e usar as setas do teclado para andar com o Pac-Man amarelo, é claro.

Ao longo do dia, várias outras piadas feitas pelo Google foram surgindo, como a página de busca invertida,  htttp://com.google , na qual os resultados só poderiam ser lidos com a ajuda de um espelho. Além disso, o Google lançou a Smartbox , uma caixa de correio de carta, física, mas inteligente, que funciona atrelado ao Inbox e que avisa o usuário quando uma carta é deixada na sua casa, além de evitar panfletos. 

No embalo da novidade Google Fiber, que oferece internet com velocidade recorde nos Estados Unidos, o Google fez uma pegadinha e anunciou na quarta-feira (1º) o oposto: o Google Dial Up Mode. Seria uma opção de navegação dos tempos de internet discada, quando a velocidade oferecida na web era de 56kbps. Houve até um vídeo de propaganda da brincadeira, criado pelo Google para disseminar o "novo conceito de internet lenta" e os benefícios que ele pode trazer – mais tempo para "fazer as pequenas coisas da vida", como lavar a louça enquanto o site carrega, ou ligar para a mãe, etc.

Outro produto falso que deu o que falar lançado pelo Google foi o Chrome Selfie, um aplicativo do navegador que permitiria aos usuários enviar uma notícia junto com uma selfie, mostrando exatamente a reação deles ao lê-la. "Você já leu uma notícia que te deixou de queixo caído ou assistiu a um vídeo que fez você rir até chorar? Agora, o #ChromeSelfie permite que você mostre aos seus amigos exatamente como se sente", diz o anúncio.

No Brasil, a Uber também faz graça. Por e-mail, eles convidaram usuários do serviço de carro executivo para testar o UberDrone. "Você poderá chegar de forma rápida e cômoda a qualquer lugar, sem precisar se preocupar com o trânsito: sente, pegue uma garrafa de água gelada, relaxe e aproveite o vôo", explica o comunicado. Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa inserir um código na aba "Promoções" no menu do app. Em teoria, esse código ativada a função, mas a verdade é que ele convida o usuário a participar de uma promoção especial: basta compartilhar o código promocional pessoal com um amigo que nunca usou a Uber e, caso ele complete a primeira viagem até domingo (5/4), o usuário concorre a um voucher de R$ 500 em créditos.  

Com o Tinder , a Uber fez ainda duas ações. Tinder para Uber, que ajuda os motoristas a encontrarem alguém com quem dividir a corrida, e o Uber para Tinder, que manda um carro para cada usuário assim o par for formado pelo aplicativo de relacionamento, o famoso Match. Desta forma, o aplicativo aproximada ainda mais os usuários interessados em conhecer outras pessoas.

A Motorola também caprichou na pegadinha e até deixou alguns fãs da marca em dúvida: o "pau de selfie" feito a mão com os mesmos materiais das capas do Moto X não são mesmo reais. Em um vídeo, a empresa mostra como os acessórios são produzidos e convida os fãs a conhecerem as capas que imitam couro, madeira e as opções coloridas .

A Microsoft também entrou na brincandeira e lançou um novo e curioso aplicativo, o MS-DOS Mobile , que simplesmente transforma o antigo sistema operacional na plataforma oficial do seu Windows Phone. Textos em preto e branco e funcionamento a base de comandos são os destaques do novo velho sistema operacional.

Já a Samsung anunciou a primeira faca inteligente, a Galaxy Blade Edge . A face é uma espécie de adaptação do Galaxy S6 Edge, com fio de diamante e corpo de cerâmica. O cabo é retrátil, a faca é a prova d'água e é tão completa que permite que o usuário faça fotos do que está cozinhando. No comunicado, a fabricante sul-coreana diz que "os dispositivos Galaxy não são apenas meios de comunicação poderosos, são também incrivelmente utilitários". 

O Groupon , por sua vez, está divulgando o Groüber , um novo serviço de trasporte acessível, "com motoristas felinos que levam o usuário do Groupon até o local das ofertas adquiridas no site". Segundo o comunicado engraçadinho, o Groüber utiliza carros guiados por GPS, que sinalizam por meio de laser vermelho a rota correta, para que o piloto de quatro patas possa seguir o melhor caminho e evitar os pontos de lentidão". Como o Uber, o Groupon transformou a piada em uma ação promocional, mas para fazer graça. Por meio de uma oferta fictícia, o usuário pode “comprar” um vale-mentira, entre as 10 opções disponíveis. Também é possível enviar o voucher - ou melhor, a mentira - para presente.

O aplicativo 99Taxis lançou o "táxi de helicóptero", a grande novidade'da empresa para tirar o cliente do trânsito. "Que tal uma solução em Táxi Aéreo? 99Taxis, seu helicóptero em menos de 5 minutos", diz o anúncio do app falso enviado por e-mails aos clientes.

O Popcorn Time, serviço de streaming de torrents também entrou na brincadeira e até assustou temporariamente alguns de seus fãs ao fazer um post no seu blog oficial anunciando a venda para o Netflix . O texto era bastante convincente, mas uma atualização neste dia 2 de abril deixou claro que tudo não passava de uma pegadinha.

No Twitter brasileiro, o termo mais mencionado ao longo do dia foi #ConteAquiUmaMentira, com mais de 40 mil menções. A hashtag #1deAbril também figurou entre as mais compartilhadas.

*Com informações da BBC Brasil .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.