Nem só de sucessos como o iPhone vive a empresa da maçã

Com a chegada do Apple Watch às lojas no dia 10 de abril, em breve saberemos se o relógio inteligente da empresa de Cupertino será um sucesso ou não. Se o Apple Watch mudará o mercado de dispositivos vestíveis como o iPhone fez com o de smartphones, ou se o acessório irá entrar para a lista de produtos fracassados da marca da maçã. Abaixo, o iG lista dez produtos fracassados da Apple que você talvez nem conheça:

Apple QuickTake: lançada em 1994 pela Apple, foi uma das primeiras câmeras digitais voltada ao consumidor e chegou a ter três variantes. Vendida por US$ 600, permaneceu no mercado durante três anos até ser descontinuada em 1997. A QuickTake não teve bom nível de vendas, já que outras companhias como a Kodak, Fujifilm, Canon e Nikon entraram no mercado.

Apple Bandai Pippin: produzido pela Apple nos anos 1990, o console de videogame foi um grande fracasso devido à pouca quantidade de jogos e ao número de consoles que eram vendidas com defeitos de fábrica. A Apple nunca pretendeu lançar o Pippin por conta própria, em vez disso, licenciou a tecnologia para terceiros, no caso, a Bandai, que desejava entrar no mercado de consoles de videogames, e escolheu o Pippin como sua plataforma. Foram fabricados aproximadamente 100.000 Pippins e vendeu-se um total 42.000 unidades. O produto foi descontinuado em 1997.

Macintosh Portable: esse foi o primeiro microcomputador portátil da Apple lançado em 1989 tendo como CPU o processador Motorola 68000 com 16 MHz, custava cerca de U$ 7.300. Seu projeto foi descontinuado dois anos depois, em 1991. O portátil pesava 7,2 kg e tinha 10 centímetros de espessura. O principal contribuinte para o peso e o volume do portátil eram as baterias de chumbo-ácido.

Apple Newton: também chamado de Newton, ou Newton Message Pad ( Personal digital assistants , ou assistente pessoal digital) é um modelo de PDA com tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC, lançado pela Apple em1993. Não alcançando sucesso, foi descontinuado em 1998.

Macintosh TV: muito antes de lançar a Apple TV, a Apple já tinha criado um Mac com TV e apenas dez mil exemplares fabricados, em 1993. Foi o único Mac desktop todo em cor preta a ser vendido até hoje e vinha com uma placa de captura de TV NTSC, além de controle remoto e leitor de CD. Apenas 10 mil unidades fora fabricadas e o produto saiu de linha em 1994.

iPod Hi-Fi: versão para músicas de alta definição é um sistema de alto-falante desenvolvido e fabricado pela Apple lançado em 28 de fevereiro de 2006. O iPod Hi-Fi é um acessório para qualquer iPod. O iPod Hi-Fi era vendido por US$ 349 até a suspensão da sua produção em 5 de setembro de 2007. Ele era considerado aquém de seus concorrentes, além de caro.

“Hockey Puck” Mouse: o mouse que a Apple trouxe ao mercado em 1998 era um projeto curioso e inovador, mas a sua forma pouca ergonômica e seu cabo curto fizeram o produto se rapidamente interrompido. O produto durou cerca de dois anos no mercado.

Fone de ouvido Bluetooth: a estreia do iPhone em 2007 não foi totalmente bem-sucedida porque a Apple queria também tirar proveito do lançamento e entrar no mercado de acessórios. No entanto, o fone de ouvido Bluetooth não teve o sucesso esperado e foi retirado do mercado em 2009 .

iPod Socks: as meias coloridas para iPods podem até ser divertidas, mas não fizeram o sucesso esperado pela Apple, empresa acostumada a fazer incursões no mundo da moda.  Além de caras, as capas não eram nada funcional, ainda assim, elas ficaram no mercado de 2004 até 2012.

Apple III: produzido pela Apple de maio de 1980 até 24 de abril de 1984, o Apple III foi criado para o mercado corporativo, e começou a ser projetado no fins de 1978. Seu grande pecado foi o uso de um barramento de expansão proprietário, o que limitou as possibilidades de expansão aos acessórios oferecidos pela própria Apple, uma característica que acabou sendo a grande responsável pela supremacia do PC. O computador também teve um problema da falta de ventilador ou saídas de ar e como o corpo de alumínio não era um disssipador bom suficiente, o Apple III superaquecia facilmente. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.