Antes de desligar a banda larga ou se mudar para uma caverna para evitar informações sobre filmes e séries ainda não vistos, conheça algumas dicas para evitar os spoilers

BBC

Episódios da quinta temporada de Games of Thrones já haviam vazado antes da estreia mundial
AP Photo
Episódios da quinta temporada de Games of Thrones já haviam vazado antes da estreia mundial

Ainda me lembro do meu primeiro spoiler.

Foi no filme O Sexto Sentido , um suspense sobrenatural do final da década de 1990 com uma reviravolta inteligente e muito bem executada no final, e que eu já conhecia quando assisti ao filme por causa de dois amigos muito animados e uma conversa muito alta no pub que eu frequentava.

Não tive sorte - estava no lugar errado, na hora errada - mas agora, com a internet fervendo com conversas cheias de spoilers, vídeos e fotos, pode ser muito difícil se esconder se você não quer saber tudo o que há para saber a respeito dos melhores filmes, games e séries antes de assistir a tudo isto.

E tudo indica que é ainda mais difícil escapar quando se é fã da série Game of Thrones , a mais pirateada do momento. Episódios da quinta temporada vazaram na web antes mesmo de serem exibidos no último domingo.

Então, antes dos fãs desligarem a banda larga e se mudarem para uma caverna para evitar informações sobre os próximos episódios, aqui estão algumas dicas para evitar os spoilers.

O Google disse à BBC que não existe nenhum extensão bloqueadora de spoilers "oficial" para seu navegador, o Chrome, mas existem alguns criados por outras empresas que estão disponíveis na Chrome Store  que permitem colocar filtros em redes sociais para evitar os estraga-prazeres - mas as avaliações são mistas.

Na semana passada, a gigante de tecnologia conseguiu a patente, para os Estados Unidos, de um "sistema e método para administrar spoilers de conteúdo" mas um representante do Google disse que nem todas as ideias patenteadas acabam virando produtos.

A extensão Spoiler Shield , que é para o Chrome e está baseada nos Estados Unidos, também tem um aplicativo para smartphone. O Spoiler Shield permite que os usuários filtrem as timelines de Facebook e Twitter ao selecionar as séries que os usuários querem bloquear.

Além disso, também é possível usar o filtro para eventos esportivos.

O Tumblr Savior  permite criar uma "lista negra" e uma "lista branca" de palavras-chave que, como o título sugere, o usuário sempre ou nunca quer ver no Tumblr.

Apesar de o "botão mudo" oferecido pelo próprio Twitter apenas permitir bloquear um usuário específico, e não as hashtags ou palavras-chave, o Tweetdeck , ferramenta cujo dono é o próprio Twitter, tem configurações que permitem o usuário bloquear palavras ou frases específicas da timeline do Twitter.

Outra sugestão é escolher cuidadosamente os sites que fazem críticas de séries e filmes. O Den of Geek , por exemplo, sinaliza claramente as críticas que não têm spoilers logo na manchete, caso aquela crítica não tenha mesmo spoiler nenhum.

No entanto, fóruns de discussão e quadros de mensagens tendem a não ter este tipo de alerta.

Mesmo as críticas mais cuidadosas podem ter spoilers na área de comentários, logo abaixo. O CommentBlocker  funciona no Firefox e no Chrome e, como o nome já sugere, vai bloquear os comentários de sites que você escolher.

Se, para alguns fãs os spoilers são pesadelos, outros acreditam que eles fazem parte da diversão.

"Se eu gosto de um programa, vou procurar por ele no Google, vou querer dar uma olhadinha no que está para acontecer e então acabo assistindo a um clipe no YouTube, então outro, e mais outro", disse a cineasta Reece de Ville.

"Mesmo se eu ver um spoiler, vou querer acompanhar todo mundo. Sempre vamos adorar os spoilers - é fofoca e todos queremos fazer parte disto", afirmou.

    Leia tudo sobre: Game of Thrones
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.