Diretor de marketing, Marcel Campos dá detalhes da estratégia 100% digital e caseira que fez do lançamento do ZenFone 5 um case de sucesso dentro e fora da empresa taiwanesa

“Onde você viu o ZenFone 5? Na TV”. Foi o que disseram 36% dos consumidores entrevistados após o lançamento do aparelho em uma pesquisa feita a pedido da Asus. Diretor de Marketing da empresa no Brasil, Marcel Campos estranhou o resultado, afinal, fez uma campanha 100% digital para a chegada do celular da taiwanesa ao Brasil. A explicação encontrada pelo executivo foi o cada vez mais conhecido "fenômeno da segunda tela".

O ZenFone 5, da Asus: estratégia de marketing que fez sucesso será mantida e expandida
Divulgação
O ZenFone 5, da Asus: estratégia de marketing que fez sucesso será mantida e expandida

“O smartphone faz tão parte da vida das pessoas que elas nem percebem que estão navegando na web, que não estão assistindo aos comerciais que passam entre os programas na televisão, e sim mexendo no Facebook, no Twitter, no Instagram. Como as pessoas vivem com o smartphone em mãos, a percepção da internet se tornou inerente ao produto. O momento que as pessoas são impactadas não está apenas em um lugar como antigamente. E você passa mais tempo na frente dessas telas do que de uma TV~, explica o executivo que tem passagem por outra grande marca de tecnologia, a Intel.

Primeiro smartphone da Asus no Brasil, o ZenFone 5 vendeu 500 mil unidades em apenas seis meses, de outubro para cá. No lançamento, quando o produto custava R$ 499 na loja própria e R$ 599 em outros varejistas, foram vendidas 10 mil unidades em apenas 24 horas. Vale lembrar que o ZenFone 5 não é comercializado em operadoras, somente no site da Asus e nas redes de varejo. Em novembro, em uma ação prévia à Black Friday, o mesmo modelo teve mil unidades vendidas, novamente a R$ 499, em menos de cinco segundos. 

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Junto com o ZenFone 5, que agora está na faixa de R$ 699, veio o ZenFone 6, encontrado a partir de R$ 999 e cuja principal diferença é o tamanho da tela: seis polegadas. Até setembro, desembarca no Brasil a segunda geração do aparelho, o ZenFone 2, que deverá ser, de acordo com Campos, o verdadeiro “flagship” da Asus, ou seja, o produto modelo da taiwanesa. Logo, o desafio será ainda maior. Para a nova empreitada, a estratégia bem-sucedida do ZenFone 5 será mantida e expandida. Dentro da Asus, o lançamento no Brasil é considerado um exemplo. Segundo a IDC, o Brasil é hoje o quarto maior mercado de smartphones .

Um dos trunfos de Marcel Campos no lançamento do seu primeiro aparelho foi, de acordo com ele próprio, a aposta no digital para ser “alguém” neste ambiente, em vez de ser ninguém nos meios tradicionais de divulgação de produtos, como a televisão, por exemplo. A estratégia não é novidade para o gestor que, assim que assumiu a área, em agosto de 2014, acabou com a produção de material impresso. De acordo com Campos, além de lógica, a decisão também foi instintiva: “Eu acreditava que algumas coisas poderiam transcender o ambiente online.”

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Campanha 100% digital e sem agência
A campanha em vídeo feita com Sabrina Sato, a celebridade que mais reunia as características que a empresa buscava, foi divulgada apenas na internet, especialmente via YouTube. Além disso, houve um investimento em veículos online e, principalmente, nas redes sociais, Instagram, Twitter e, é claro, Facebook.

O Marketing da Asus Brasil também apostou em celebridades, algumas vinculadas à televisão, outras exclusivamente da web. Ao todo, foram mais de 70 famosos divulgando a chegada do aparelho ao Brasil. Outra decisão acertada na opinião de Marcel Campos foi não ter exigido dessas celebridades que elas trocassem de aparelho. “Pedimos apenas que elas testassem o produto e postassem que gostaram do presente, que fossem espontâneos”, conta.

Segundo o executivo, seguir a filosofia da Asus e desenvolver a campanha internamente, ou seja, sem fazer uso de agências de publicidade, também foi estratégico para a chegada do ZenFone 5. É claro que algumas empresas terceirizadas foram acionadas, mas a criação do conceito e o gerenciamento de toda a campanha ficaram por conta do diretor de marketing e da sua equipe.

“Eu trabalhei com as produtoras como uma agência, pois quando a produtora é boa, ela evolui a partir das suas ideias. Tem de rolar uma química, é como um namoro”, explica o executivo. “Eu tinha opção de contar com uma agência, mas preferi seguir a visão da empresa, assumir o risco, mas não ser questionado. E deu certo. Hoje tenho receio de ir para a televisão, porque nós aprendemos a fazer o digital, a receita do bolo."

A mais recente iniciativa na web de Marcel Campos foi patrocinar o grupo humorístico Porta do Fundos. A partir de abril, produtos da Asus serão vistos nos episódios que vão ao ar no canal do YouTube.

Diretor de marketing da Asus no Brasil, Marcel Campos já prepara vinda do ZenFone 2
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Diretor de marketing da Asus no Brasil, Marcel Campos já prepara vinda do ZenFone 2

ZenFone 2

Em conversa com o iG , Campos disse que o produto será incentivado pela “MP do Bem”, também conhecida como Medida Provisória 563, sancionada em setembro de 2012 e que inclui smartphones na “Lei do Bem”, isentando produtos de informática produzidos no Brasil do pagamento de PIS/ Confins e ICMS.

Para ser incluído na “MP do Bem”, o ZenFone 2 deverá ser vendido por menos de R$ 1.500, algo que Marcel Campos garante que ocorrerá, mesmo com a alta do dólar. “Nossa ideia é trazer um produto de ponta com um preço realmente acessível, com o que as pessoas procuram, mas que não custe um rim do cliente”, brinca o executivo.

Outra informação dada por Campos no Asus On Board, evento realizado entre 17 a 20 de abril em um cruzeiro no litoral paulista, é que o ZenFone 2 chega até setembro. Anunciado na CES 2015, o produto possui especificações que prometem, como os 4 GB de memória RAM, principalmente porque deve chegar com preço de intermediário.

Mais ZenFone 5 em promoção
No dia 22 de abril, quarta-feira, como parte da campanha de Dia das Mães da Asus, #Vocêdepresente , a empresa colocará um lote de duas mil unidades à venda e somente pela internet. O endereço da página será divulgado na própria quarta-feira (22), entre 14h e 15h, na página da empresa no Facebook . O ZenFone 5 em promoção neste dia custará R$ 599, com 1.6 GHz de memória RAM, 8 GB de armazenamento e 2 GB de RAM. O aparelho estará disponível nas cores vermelho, branco e preto.

Já em julho, a Asus colocará à venda uma versão limitada do ZenFone 5 na cor roxa. Serão apenas cinco mil unidades, que chegam para aumentar a demanda pelo aparelho e mantê-lo por mais um tempo em no mercado, até depois da chegada do ZenFone 2, que irá complementar a família de produtos da taiwanesa no Brasil.

*A jornalista participa do Asus On Board a convite da empresa

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