Também no segundo semestre, empresa taiwanesa lançará três novas séries de notebooks com fabricação local: séries K, X e Z

Nos últimos anos, o mercado de PCs vem sofrendo quedas constantes, mas, ainda assim, algumas empresas seguem investindo no segmento, senão em todas as suas linhas, naquelas que continuam fortes. É o caso da Asus, que mais uma vez adiou a vinda do seu portfólio de All in One para o Brasil em 2015, mas que tem várias novidades preparadas para o segundo semestre em notebooks e 2 em 1.

LEIA MAIS:  Exemplo, estratégia do ZenFone 5 deve inspirar chegada do ZenFone 2

ZTOP:  Zenfone 2 no Brasil, o que sabemos (até agora)

Durante o Asus On Board, evento da empresa realizado entre 17 e 20 de abril em alto-mar, o gerente de produtos Jorge Moncau explicou o quanto a conjuntura econômica brasileira pode prejudicar esse mercado. Segundo o executivo, para este ano, há uma expectativa de que os preços dos PCs sejam posicionados em mais de 20% em razão da alta do dólar, entre outros fatores econômicos. Além disso, espera-se que o mercado de PCs tenha um crescimento de menos 18%, entre desktops e notebooks.

Ainda assim, frente uma penetração de mercado de menos 50%, enquanto a TV ultrapassa 90% e o smartphone quase chega no mesmo patamar, a Asus resolveu continuar apostando no segmento e trazer para o Brasil notebooks lançados na CES 2015, em Las Vegas, 2 em 1 e séries especialmente adaptadas às necessidades dos brasileiros e, dentro possível ao bolsos também. Todos os produtos chegam no segundo semestre, ainda sem preço definido, mas com Windows 10 embutido.

Uma das novidades é o Transformer Book T300 Chi, um 2 em 1 com tela WQHD (2560 x 1440) de 12,5 polegadas e processador Intel Core M. Pesando apenas 1,45 Kg, o equipamento é um notebook que vira tablet que já vem com um teclado Bluetooth na caixa. Nesta configuração, o aparelho fica com 1,65 cm de espessura, o que o torna mais fino do que o MacBook Air, da Apple. O produto também foi concebido sem ventoinhas, para torná-lo mais silencioso. Além disso, o T300 Chi têm conectividade USB 3.0 do Tipo B, entrada HDMI e cerca de 11 horas de duração de bateria. 

Por dentro, o T300 Chi tem um processador de até 2.0 GHz, 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento, com entrada para cartão microSD. Por fora, o híbrido tem corpo inteiramente de alumínio e uma dobradiça magnética. 

T300 Chi contra o MacBook Air, ZenBook UX305 com novo MacBook

Já o ZenBook UX305FA, outra novidade da Asus que chega no segundo semestre, é um portátil com tela IPS de 13,3 polegadas com 1,23 cm de espessura pesando somente 1,2 kg. O notebook, que é mais fino que o novo Macbook, tem processador Intel Core M e uma bateria que dura até 10 horas segundo a fabricante.

O ZenBook UX305 possui processador Intel Core M de até 2 GHz, com 8 GB de RAM e armazenamento de 128 GB. Além disso, o notebook possui três portas USB 3.0 SuperSpeed, incluindo uma compatível com ASUS Charger+, carregador que permite recarregar o smartphone ou tablet com o notebook desligado. 

O design do ZenBook UX305 mantém a inspiração da linha ZenBook, uma peça única de alumínio com detalhes concêntricos e bordas cortadas com diamante. 

K, X e Z, as três novas séries de notebooks no Brasil 

As séries K, X e Z serão fabricadas no Brasil e possuem configurações desenvolvidas pela empresa especialmente para o País. No total, são cinco novas máquinas produzidas localmente. O modelo topo de linha é o ASUS K555LB, com tela de 15 polegadas Full HD (1920 x 1080pixels), processador Intel Core i7 de quinta geração, 8 GB de RAM, GPU dedicada Nvidia 940M com 2 GB de VRAM e 1 terabyte de armazenamento. O modelo tem acabamento metálico.

Já os notebooks da série X são modelos intermediários. O modelo Asus X751LJ vem com tela HD de 17 polegadas, algo incomum para o  mercado de notebooks nacional, 8 GB de RAM, 1 TB de disco rígido, placa de vídeo dedicada NVidia 920M com 2GB de VRAM e duas opções de processador: Intel Core i5 ou Core i7 de quinta geração.

O modelo Asus X555LB vem com tela HD de 15 polegadas, 6 GB de RAM, 1 TB de disco rígido, placa de vídeo dedicada NVidia 920M com 2GB de VRAM e também duas opções de processador, Intel Core i5 ou Core i7 de quinta geração.

A nova família de notebooks ASUS se completa com dois modelos de entrada da série Z. O Asus Z450LA, nas cores vermelho ou preto, tem tela HD de 14 polegadas, processador Intel Core i3 ou i5 com opções com 4GB ou 8GB de RAM, 1 TB de disco rígido e vídeo integrado Intel HD Graphics. Finalmente, o Asus Z550MA vem com tela de HD 15 polegadas, processador Quad-Core Intel Celeron da família “BayTrail”, 4 GB de RAM e 500 GB de disco rígido, nas cores preto ou branco.

*A jornalista participa do Asus On Board a convite da empresa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.