Foto de Jennifer Lopez com vestido da Versace no Grammy de 2000 foi tão procurada pelos usuários que o Google criou uma busca por imagens

Vestido usado por Jennifer Lopez no Grammy motivou o Google a criar a busca por imagens
AP Photo
Vestido usado por Jennifer Lopez no Grammy motivou o Google a criar a busca por imagens

Steve Jobs, CEO da Apple, costumava dizer que seu trabalho era pensar produtos que as pessoas nem sabiam que precisavam e desejariam um dia. Taí o iPhone para provar que sim, o raciocínio estava certo. Algumas criações, ou porém, nasce única e simplesmente da vontade de uma empresa de atender às necessidades de seus clientes. É o caso da busca por imagens do Google, o Google Images.

LEIA MAIS:  Conheça a história da clássica imagem de fundo de tela do Windows XP

Segundo contou Eric Schmidt, presidente executivo do Google, em um artigo que escreveu para o site Project Syndicate , os fundadores do Google Larry Page e Sergey Brin perceberam que os usuários queriam mais do que textos na prática. Essa necessidade ficou evidente após o Grammy Awards de 2000 no qual Jennifer Lopez apareceu usando um vestido que "bem, chamou a atenção do mundo", disse Schmidt. 

"Na época, foi a consulta de busca mais popular que já havíamos visto. Mas nós não tínhamos nenhuma maneira infalível de levar os usuários exatamente ao que eles queriam: JLo vestindo aquele vestido. E o Google Image Search nasceu", contou ele. 

Logo após saber da história, Jennifer Lopez postou uma foto do look no seu Instagram e brincou: "quem diria", e usou e abusou de hashtgas como "uma pessoa muda o mundo". 

O vestido da Versace que Jennifer Lopez usou no Grammy de 2000 ficou tão famoso que ganhou  um verbete na Wikipédia . Feito de seda chiffon, a peça única de tons verdes e motivos tropicais com um decote profundo e uma fenda que vai até a virilha. O vestido recebeu cobertura significativa da mídia global, e tem sido citado junto com vestido Versace preto usado por Elizabeth Hurley como um dos melhores vestidos da Era Donatella Versace. Em uma pesquisa de 2008, feita pela Debenhams e publicada no Daily Telegraph, o vestido foi eleito o quinto mais emblemático de todos os tempos. Atualmente, a peça está em exposição no Museu do Grammy, em Los Angeles.

Em 2000, o vestido era avaliado em US$ 15 mil. A Spice Girl Geri Halliwell usou a mesma peça no NRJ Music Awards, na França, em janeiro de 2000, cerca de um mês antes de Jennifer Lopez. Mas foi com JLo que ele fez efetivamente sucesso, mexendo inclusive com a cabeça do Google. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.