Nova geração do smartphone topo de linha da LG, o G4 chega ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano

Em um evento para mais de mil pessoas e que aconteceu simultaneamente em Nova York, Londres, Paris, Cingapura, Istambul e Seul, a LG finalmente anunciou o seu novo topo de linha, o LG G4. Grande parte das especificações do aparelho já havia sido vazada, mas, ainda assim, a apresentação serviu para deixar claro o que a fabricante sul-coreana, a segunda que mais vende aparelhos no Brasil, pretende com sucessor do G3 e novo oponente do Galaxy S6, da Samsung, e do iPhone 6, da Apple.

LEIA MAIS:  LG G Flex 2 chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 3.299

Na Coreia do Sul, sede da empresa, os aparelhos começam a ser comercializados nesta quarta-feira (29), mas no resto do mundo, não há previsão. No Brasil, a LG já adiantou que o G4 chega no primeiro semestre, ou seja, até junho . Até lá, quatro mil clientes receberão o novo smartphone como parte de uma campanha global da empresa.

Os três pilares do G4 são elegância confortável, graças ao design Slim Arc, ou seja, fino e arqueado; uma ótima experiência visual – entenda-se, com a câmera e a tela de qualidade – e uma experiência centrada no usuário com uma nova interface. "Nós queríamos dar aos consumidores um dispositivo verdadeiramente centrado no ser humano, que combinava as sensibilidades analógicas com tecnologias que entregam desempenho no mundo real. Desde o projeto da câmera até o display e a interface, este é o telefone mais ambicioso que já criamos."

Design confortável e elegante

Como já fizeram outras fabricantes, a LG dedicou uma atenção especial a traseira do aparelho, hoje praticamente a única parte visível de um smartphone que permite alguma personalização. Sem a adição de capaz, é claro. Por isso, o G4 está disponível com duas opções de traseira, sendo a principal feita a mão, com couro vegetal, em seis cores: marrom, preto, azul ceú, bege, amarelo e bordô. Ainda de acordo com a fabricante, o couro vegetal é ecológico e pode ser reciclado facilmente, uma vez que não são utilizados produtos químicos. As outras três opções de tampas são, aparentemente, de plástico, mas são chamadas de "cerâmicas" pela LG. Tais tampas trazem padrões geométricos e estão disponíveis nas cores branca, cinza e ouro.

A curvatura do aparelho como um todo, que está se tornando característica da LG, também está presente no G4. Segundo a fabricante, o corpo arqueado e fino torna o smartphone 20% mais durável, entregando uma sensação de conforto maior que os concorrentes também em razão das curvas que pegou emprestado do G Flex.

Experiência visual

Confirmando o que já se sabia, o LG G4 possui uma câmera traseira de 16 megapixels com uma lente de F 1.8 de abertura e estabilizador de imagem OIS 2.0. No que diz respeito ao software, o aparelho traz um novo modo manual, permitindo que o usuário controle o foco, velocidade do obturador, ISO, compensação de exposição e balanço de branco. Fotógrafos podem salvar suas fotos em formato RAW, além de JPEG. 

A câmera do G4 também ganhou um sensor de espectro de cor (CSS), novidade em smartphones e que ajuda a câmera a entregar uma imagem com mais precisão de cor. Segundo a empresa, com o sensor de espectro de cor, os vermelhos não aparecerão laranjas, nem os brancos como amarelos.

Já na câmera frontal o aparelho traz uma ousada câmera de oito megapixels, acima dos seus concorrentes diretos, e algumas soluções de software para fazer selfies como um modo de disparo que reconhece intervalos de gestos com a mão e faz quatro imagens com dois segundos de intervalo cada. Basta abrir e fechar a mão duas vezes na frente da câmera para ter opções de selfies.

Por fim, o LG G4 é o primeiro smartphone a oferecer uma tela 5.5 polegadas IPS Quantum da LG Display, que oferece 20% mais cor, 25% mais brilho e 50% mais de contraste de acordo com a fabricante, é claro. Além disso, e puxando o aparelho para a questão profissional, este novo display é calibrado para DCI (Digital Cinema Initiatives) normas para expressão de cor dos estúdios de Hollywood.

Interface centrada no ser humano

O LG G4 é o primeiro aparelho da empresa a utilizar a nova versão da sua interface, a UX 4.0, que promete ser mais simples e intuitiva para melhor compreender e corresponder às necessidades de cada usuário. O recurso Quick Shot, por exemplo, permite que os clientes tirarem fotos sem abrir o aplicativo da câmera tocando duas vezes no botão traseiro do telefone enquanto a tela está desligada. Segundo a fabricante, são seis décimos de segundo para a câmera ligar.

As fotos ganharam um aplicativo de Galeria e também um de Memórias, que organiza automaticamente as fotos e vídeos em álbuns de eventos com base no tempo e local em que foram tiradas, sem ter que fazer o upload para a nuvem. Já aplicativo Evento de bolso na tradução livre permite aos usuários criar um calendário unificado, arrastando e soltando compromissos e atividades de vários outros calendários e redes sociais.

Houve também melhor nas notificações inteligentes que estão mais personalizadas a partir da análise de hábitos. Com isso, é possível configurar avisos inteligentes com mensagens personalizadas, tais como: "Certifique-se de ter um guarda-chuva no seu caminho para o metrô."

Vale dizer que tudo isso foi construído para funcionar em cima do Android 5.0 Lollipop.

Por fim, o aparelho tem 32 GB de memória interna e espaço para cartão, mas ainda assim os usuários vão ganhar um adicional de 100GB de armazenamento Google Drive por dois anos. Com MirrorLink, os proprietários de veículos Volkswagen poderão ver uma versão amigável da interface do G4 no display embutido ncarro.

Especificações

Processador: Qualcomm Snapdragon 808 processador X10 com LTE (4G)
Display: 5,5 polegadas Quad HD IPS Quantum Display (2560 x 1440, 538ppi)
Memória: 32GB eMMC ROM; RAM 3GB RAM LPDDR3 e espaço para cartão microSD
Câmera: 16MP traseira com abertura F1.8 / OIS 2.0 / Frente 8MP
Bateria: 3,000mAh (removível)
Sistema operacional: Android 5.1 Lollipop
Tamanho: 148,9 x 76,1 x 6.3 - 9,8 milímetros
Peso: 155 g
Rede: 4G / LTE / HSPA + 21 Mbps (3G)
Conectividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac / Bluetooth 4.1LE / NFC / USB 2.0
Cores: Cerâmica - cinza metálico, cerâmica branca, brilhante do ouro/ Em couro genuíno Preto / Marrom / Couro / Azul céu / Bege / Amarelo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.