Associação responsável pelo Blu-ray, o substituto do DVD, anunciou a criação de um mídia física para conteúdos 4K

Associação responsável pelo Blu-ray anunciou a criação de um DVD compatível com arquivos em resolução Ultra HD, isto é, 4K
Divulgação
Associação responsável pelo Blu-ray anunciou a criação de um DVD compatível com arquivos em resolução Ultra HD, isto é, 4K

Nesta terça-feira (12), a tecnologia 4K, tão promovida pelas fabricantes de televisores, ganhou um importante aliado: a Associação do disco Blu-ray (BDA na sigla em inglês) afirmou que criou uma mídia, isto é, um Blu-ray, compatível com a resolução 4K. Isso quer dizer que, em breve, aqueles que possuem televisores Ultra HD em casa poderão comprar um Blu-ray Ultra HD para assistir em casa. Hoje, o conteúdo em 4K é basicamente oriundo de serviços de streaming como Netflix e YouTube. As informações são do site The Digital Bits .

No comunicado à imprensa, a associação diz que a criação de um HD Ultra HD Blu-ray Disc é resultado de um trabalho em conjunto das empresas que são líderes mundiais dos eletrônicos de consumo, TI e também das indústrias de conteúdo. "As capacidades técnicas do novo disco Blu-ray, em particular a sua capacidade significativa de armazenamento e as elevadas taxas de transferência de dados, permitirão ao entrega de uma experiência sem paralelo em UHD, consistente e reproduzível", disse Victor Matsuda do comitê de promoção do BDA.

O novo disco Ultra HD Blu-ray entrega conteúdo em resolução 3840x2160 para cima, e também uma gama de cores ampliada, permitindo também conteúdos gravados em HDR (High Dynamic Range) e com uma alta taxa de quadros.

Os aparelhos que serão lançados para rodar essa nova mídia serão, de acordo com a associação, capazes de reproduzir os atuais discos Blu-ray e a vasta biblioteca já existente.

O licenciamento dessa nova mídia Ultra HD Blu-ray está programado para começar no meio deste ano. Segundo comunicado, o BDA trabalha em estreita colaboração com líderes da indústria nos setores de criação, testes, certificação e replicação para desenvolver as ferramentas e os processos necessários para assegurar o funcionamento dos equipamentos e do software e para facilitar o desenvolvimento de um ecossistema robusto que suporte o lançamento de hardware e títulos de Ultra Blu-ray HD.

Além da invenção em si, a Associação divulgou também o logo da sua novidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.