Nova versão do sistema operacional da Microsoft será lançado em 190 países e em 111 idiomas em breve

Desenvolvedores podem criar um único aplicativo que pode ser dimensionado em todos os dispositivos Windows 10, adaptando-se automaticamente aos tamanhos de tela
Divulgação
Desenvolvedores podem criar um único aplicativo que pode ser dimensionado em todos os dispositivos Windows 10, adaptando-se automaticamente aos tamanhos de tela

Quase que a cada semana, a Microsoft lança uma nova informação sobre o Windows 10, previsto para ser lançado ainda neste ano. A previsão é que a nova versão do sistema operacional seja anunciado no verão norte-americano, inverno no Brasil. Ou seja, logo. Nesta quarta-feira (13), o blog oficial do Windows divulgou que além de chegar em 190 países e em 111 idiomas, o Windows 10 terá sete edições diferentes.

Segundo o texto, o Windows 10 será otimizado para o tipo de dispositivo, mas familiar a todos . Além de PCs, tablets e smartphones, a nova versão do sistema rodará também no Xbox One, HoloLens e Surface Hub, e em equipamentos da Internet das Coisas, caixas eletrônicos, monitores de frequência cardíaca e vestíveis. O autor do post, Tony Prophet, vice-presidente de operações, disse que a assistente por comando de voz, Cortana, estará disponível no Windows 10 em alguns mercados selecionados.

E tal como foi anunciado no início deste ano, pela primeira vez, a Microsoft vai oferecer versões completas do Windows 10 Home, Windows 10 Mobile e Windows Pro 10 como uma atualização gratuita para quem possui Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 no primeiro ano após o lançamento. 

1) Windows 10 Home  é a edição para desktop, focada no consumidor, mais precisamente PCs, tablets e 2-em-1. Nesta edição, virão a Cortana, o novo o navegador Microsoft Edge, a funcionalidade Continuum para dispositivos que são sensível ao toque; o Windows Hello, função de reconhecimento facial, leitura da íris e impressão digital para acessar o computador (o equipamento precisa ter essas funcionalidades), além de vários aplicativos da própria Microsoft. 

A Microsoft também está trazendo a experiência do Xbox para Windows 10, dando jogos aos usuários e, aos jogadores, acesso à comunidade da Xbox Live, permitindo que eles inclusivem compartilhem suas experiências entre os dispositivos que rodam Windows 10 e o Xbox One.

2) Windows 10 Mobile foi projetado para oferecer a melhor experiência do usuário em dispositivos móveis menores como smartphones e tablets pequenos. Ele possui os mesmos aplicativos do Windows 10 Home, bem como a nova versão otimizada para o toque do Office. Além disso, o Windows 10 Mobile permitirá que alguns dispositivos usem o Continuum para telefone, para que os usuários possam transformar o telefone em PC quando conectado a uma tela maior.

3) Windows 10 Pro é uma edição mais profissional para desktop, PCs, tablets e 2-em-1. Ou seja, com alguns recursos extras para atender as necessidades das pequenas empresas. Recursos de gerenciamento de aplicativos e dispositivos, proteção de dados, suporte remoto, entre outros. A atualização também será facilitada graças ao Windows Update para Negócios. 

4) Windows 10 Enterprise  foi construído a partir do Windows 10 Pro, mas com recursos avançados projetados para atender às demandas de médias e grandes organizações. Segundo a Microsoft, essa versão fornece capacidades avançadas para ajudar a proteger a companhia contra a crescente gama de ameaças modernas dirigidas a dispositivos, identidades, aplicações e informações confidenciais da empresa. Ele estará disponível para os clientes que licenciam por volume. Tais clientes poderão escolher o ritmo em que eles adotam as novas tecnologias, incluindo a opção de usar o Windows Update for Business ou não.

5) Windows 10 Educação  foi feito a partir do Windows 10 Enterprise e é projetado para atender as necessidades das escolas: funcionários, administradores, professores e alunos. Esta edição estará disponível através de Licenciamento por volume, e haverá caminhos para as escolas e alunos que utilizam o Windows 10 Home e Windows 10 Pro atualizarem para o Windows 10 Educação.

6) Windows 10 Mobile Enterprise  foi projetado para clientes empresariais em smartphones e tablets pequenos. Ele estará disponível por licenciamento por volume e oferece ferramentas de produtividade, segurança e capacidades de gerenciamento de dispositivos móveis do Windows Mobile, mais alguns recursos pensados para empresas. 

Haverá também versões do Windows 10 Enterprise e Windows 10 Enterprise Mobile para dispositivos da indústria, como caixas eletrônicos, ponto de venda, terminais portáteis e de robótica industrial.

7) Windows 10 IoT Core , ou seja, para equipamentos de pequenas dimensões e dispositivos de baixo custo da Internet das Coisas. 

IMAGENS:  Cortana, navegador e óculos holográfico: as novidades do Windows 10


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.