Reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores impactou ainda mais nas vendas segundo informações do IDC

Dell assumiu a liderança no mercado brasileiro de PCs, com 15,8% de todas as unidades vendidas no primeiro trimestre de 2015
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Dell assumiu a liderança no mercado brasileiro de PCs, com 15,8% de todas as unidades vendidas no primeiro trimestre de 2015

O mercado de PCs continua em queda no Brasil: entre janeiro e março foram comercializados 1,964 milhão de PCs, ou seja, 20% menos do que no mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 2,4 milhões de unidades. Em 2014, o mercado já havia retraído em 26% na comparação com o ano de 2013 e respondido por vendas de apenas 10,3 milhões de computadores. 

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Os dados fazem parte do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, realizado pela IDC Brasil.

Do total de equipamentos comercializados no primeiro trimestre de 2015, 804 mil foram desktops (queda de 21% frente ao mesmo período de 2014) e 1,160 foram notebooks (queda de 19% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado). Além disso, 32% representam vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.

O resultado não está de acordo com as expectativas da IDC Brasil, que esperava um número maior de vendas no período. "Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram  o mercado e foram determinantes para este resultado", afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.

Segundo ele, a confiança da indústria e do consumidor foi prejudicada e há uma cautela muito grande em relação a investimentos. Além disso, houve um reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que impactou  ainda mais nas vendas. “O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram para o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano”, completa o analista da IDC.

O estudo revela, também, que o ticket médio dos aparelhos comercializados no 1º trimestre de 2015 ficou em torno de R$ 2.320 para notebooks e R$ 1.701 para desktops.

Além disso, a Dell assumiu a liderança no mercado brasileiro de PCs, com 15,8% de todas as unidades vendidas no primeiro trimestre de 2015. Em 15 anos de atuação no país, é a primeira vez que a Dell ocupa a posição de número um em vendas totais de computadores no País.

Para Luis Gonçalves, Presidente da Dell Brasil, o crescimento das vendas teve como base um esforço coordenado do time da Dell Brasil na expansão da oferta de equipamentos com recursos avançados e de novas categorias como notebooks 2 em 1, que reúnem computador e tablet em apenas um produto, bem como em iniciativas voltadas a garantir a melhor experiência dos clientes.

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