Com conteúdos explicativos em português, aplicativo é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone

Whoscall é um app gratuito que identifica e bloqueia chamadas indesejadas e que conta com uma base de 700 milhões de telefones no mundo. Para Android, iOS e Windows Phone
Divulgação
Whoscall é um app gratuito que identifica e bloqueia chamadas indesejadas e que conta com uma base de 700 milhões de telefones no mundo. Para Android, iOS e Windows Phone

Conhecido pelos asiáticos, o aplicativo whoscall chegou oficialmente ao Brasil no início deste ano. Em termos gerais, o app identifica e bloqueia – se assim o usuário desejar, é claro – chamadas de serviços de telemarketing, propagandas, spams, golpes, fraudes e trotes. O aplicativo já dispõe de um vídeo em português, no Youtube, que explica como funciona, e uma página no Facebook, além de um site em português. 

O whoscall foi desenvolvido especialmente para o sistema Android, mas também possui versões para Windows e iOS. 

LEIA TAMBÉM:  Seis aplicativos para identificar ligações de números ocultos

Gratuito, o app é capaz de identificar instantaneamente as chamadas de números desconhecidos antes que o usuário atenda o celular e também de bloquear chamadas e mensagens de texto indesejadas. Ele reconhece as ligações por meio de uma base de dados da empresa: são 700 milhões de telefones no mundo segundo comunicado.

A base de dados é formada por números disponíveis em listas telefônicas, na internet, em bancos de dados públicos e por tags criadas pelos próprios usuários, constantemente atualizados. Desta forma, o app apoia-se no conceito de inteligência coletiva: os usuários colaboram uns com os outros ao darem informações sobre os números, beneficiando toda a comunidade.

Ao baixar a base de dados do aplicativo no seu celular, o usuário pode identificar números desconhecidos até mesmo quando estiver sem acesso à internet. A base de dados offline, inclusive, faz o reconhecimento mais rápido de quem está ligando.

O aplicativo tem diversas outras funcionalidades. Ele mostra, por exemplo, o histórico de chamadas recebidas, efetuadas e perdidas, com data, horário e duração; faz chamadas e envia mensagens de texto; bloqueia de mensagens de texto e números de telefone não reconhecidos; inclui telefones úteis na agenda do usuário e nota sobre os números. Além disso, cria pastas para organizar os números telefônicos e um cartão de visitas virtual que identifica o usuário para outros membros da comunidade whoscall. 

O app, desenvolvido em 2012 pela Gogolook, subsidiária do grupo sul-coreano Naver, tem 20 milhões de usuários no mundo.

IMAGENS: Apps ajudam a evitar chamadas de telemarketing ou criar lista negra


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.