Procura por conteúdos relacionados à gastronomia cresce no YouTube. Plataforma da Samsung terá evento ao vivo com chefs latino-americanos ensinando suas próprias receitas

Não é de hoje que as empresas de tecnologia estão tentando expandir seus domínios. No ano passado, a Apple, por exemplo, mostrou que está atenta às tendências e convidou não apenas jornalistas da área, mas também especialistas em moda, para o lançamento do Apple Watch. Desde então, e não por acaso, o relógio inteligente tem estampado mais capas de revistas do que punhos de usuários. A estratégia tem uma explicação óbvia: grande parte dos eletrônicos de hoje se tornaram símbolo de status, além de verdadeiros utensílios da vida moderna. Agora, é a vez da gastronomia.

No mundo, de acordo com o YouTube, de 2012 até agosto de 2014, houve um crescimento de 245% nas buscas por vídeos de culinária. Só no Brasil, o aumento foi de 296%
Diuvlgação
No mundo, de acordo com o YouTube, de 2012 até agosto de 2014, houve um crescimento de 245% nas buscas por vídeos de culinária. Só no Brasil, o aumento foi de 296%

No dia 15, entrou no ar o Samsung Chef Experience , uma plataforma de gastronomia que fica ativa até o final do ano com versão em português e espanhol. A iniciativa, segundo Andrea Mello, diretora de Marketing da Samsung para América Latina, é entregar ao consumidor latino americano, que segundo ela é apaixonado pelo tema, uma experiência mais completa, que vai além da receita.

“A tecnologia sozinha não faz nada, ela precisa estar aplicada a um contexto, neste caso, o da cozinha”. Nos vídeos em que ensinam suas receitas, os chefs selecionados também mostrarão como alguns eletrodomésticos podem ajudar no preparo. No Brasil, a Samsung também comercializa produtos premium de linha branca.

LEIA:  Empresa britânica testa robô-cozinheiro treinado por campeão de Masterchef

Dados do Google e de suas principais plataformas mostram quem o assunto está mesmo em alta. No mundo, de acordo com informações do YouTube, de 2012 até agosto de 2014, houve um crescimento de 245% nas buscas por vídeos de culinária. Só no Brasil, o aumento foi de 296% nesse mesmo intervalo. Além disso, só no ano passado, 87 milhões das visualizações no YouTube da América Latina foram sobre culinária, harmonização de vinhos e ente outros temas relacionados a gastronomia na região.

Uma pesquisa encomendada pelo próprio Google  e analisada por seus executivos afirma que, embora praticamente metade de todos os adultos assista a vídeos sobre culinária no YouTube, os "millennials", pessoas na faixa de de 18 a 34 anos, são os que veem a maioria, assistindo em média 30% mais conteúdo sobre culinária do que outros grupos demográficos. Esses "millennials" apaixonados por comida são fiéis e estimulam o aumento de assinaturas dos canais de culinária em 280% ao ano. 

Um dado em específico, porém, chamou a atenção da Samsung: o consumo de conteúdos de gastronomia via mobile representa 40% do tráfego desse tipo de vídeo no YouTube, enquanto no Google, 30% das pesquisas sobre o assunto também são mobile, ou seja, via smartphones ou tablets. Em se tratando dos tais "millennials", eles também estão propensos a consumir esse conteúdo onde estiverem: 75% do aumento de visualizações no YouTube vem de dispositivos móveis. Esse foi o ponto de partida para o lançamento do Samsung Chef Experience.

Seis chefs da América Latina farão suas receitas ao vivo aos sábados dentro da plataforma
Divulgação
Seis chefs da América Latina farão suas receitas ao vivo aos sábados dentro da plataforma

Nessa plataforma, a Samsung convidou chefs do Brasil (Olivier Anquier), Chile (Christopher Carpentier), Peru (Christian Bravo), República Dominicana (Leandro Diaz), Colômbia (Harry Sasson) e México (Abel Hernandez), para compartilhar receitas com os usuários. Serão pelo menos 12 receitas de cada chef.

E MAIS:  Irmãs de 8 e 5 anos faturam R$ 386 mil por mês com canal de culinária no YouTube

Além disso, os chefs participarão de eventos de livestreaming dentro da plataforma, provavelmente aos sábados, o dia de cozinhar em casa segundo pesquisa da Samsung. Isto é, os usuários terão a oportunidade de, uma vez por mês, cozinhar em tempo real e em datas pré-agendadas com os chefs representantes de cada País.

Outro destaque do projeto é o Chef Helper. A partir de julho, alunos de um curso na área darão apoio aos usuários do site e tirarão dúvidas sobre as receitas e ingredientes em português e espanhol. O Samsung Chef Experience terá uma parte de conteúdo com um espaço dedicado a receitas e dicas assinadas pelos chefs do time da Samsung e também inclui uma Vitrine de Tendências, que auxiliará os usuários a montar uma mesa, harmonização de vinhos, escolher a música ideal entre outros conteúdos relevantes focados no estilo de vida de cada um para cozinhar.

A plataforma Samsung Chef Experience estará disponível de 15 de maio a dezembro de 2015, mas a Samsung não descarta dar continuidade ao projeto em 2016.

    Leia tudo sobre: youtube
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.