Febraban e Instituto Akatu lançam app Nosso Transporte

Aplicativo Nosso Transporte oferece dicas de locomoção para auxiliar as pessoas a fazerem escolhas conscientes, economizando e  cuidando do meio ambiente
Divulgação
Aplicativo Nosso Transporte oferece dicas de locomoção para auxiliar as pessoas a fazerem escolhas conscientes, economizando e cuidando do meio ambiente

Congestionamentos e transportes públicos lotados fazem parte da vida de qualquer cidadão de cidade grande. O que ninguém lembra é que enquanto estamos no engarrafamentou ou mesmo dentro do ônibus, estamos degradando o meio o ambiente. Com o objetivo de contribuir para o uso consciente do transporte, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançaram o aplicativo Nosso Transporte, o quarto app sobre consumo consciente idealizado pelas entidades.

A ferramenta é gratuita e está disponível no Google Play para aparelhos Android .

Uma função oferecida pelo app é a Calculadora Transporte Consciente. O usuário insere o preço do combustível em sua região, o valor do transporte público e o endereço de destino. A ferramenta compara gastos financeiros, emissão de carbono e calorias gastas pelo usuário, caso ele escolha percorrer um determinado percurso de carro, transporte público, de bicicleta ou a pé.  Dessa maneira, o usuário pode escolher a opção com menos impactos negativos no meio ambiente e com maior impacto positivo no bolso e na sua saúde.

O aplicativo ainda traz o Jogo Catalisador. Nele, o usuário precisa filtrar todas as fumaças lançadas na atmosfera. O objetivo é despertar a consciência do jogador sobre o quanto a atmosfera é poluída diariamente pelos veículos.

O Nosso Transporte faz parte do programa de educação financeira da Febraban por meio do portal Meu Bolso em Dia. Lançado em março de 2010, o site traz informações sobre finanças pessoais, além de conteúdo diversificado sobre o consumo consciente. Os outros três aplicativos lançados pela Federação em parceria com o Instituto Akatu são: Nossa Água, Nossa Energia e Nossa Alimentação. Os três apps já totalizaram 45 mil downloads e possuem classificação média de 4 estrelas no Google Play.

Nos próximos meses, as entidades lançarão os quatro aplicativos para aparelhos smartphones iOS. As versões dos apps Nossa Água e Nosso Transporte estão previstas para junho. Em julho será a vez do aplicativo Nossa Energia, seguido do app Nossa Alimentação no mês de agosto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.