Kaspersky encontra falha de segurança em tecnologia da Microsoft

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

De acordo com a empresa, o Silverlight permitia que cibercriminosos tivessem acesso a informações do usuário

Vulnerabilidade do Silverlight permitia que hacker controlasse computadores remotamente
Divlugação
Vulnerabilidade do Silverlight permitia que hacker controlasse computadores remotamente

A Kaspersky Lab anunciou a descoberta de uma vulnerabilidade no Silverlight, da Microsoft, usada em navegadores e plugins. A tecnologia pode ser encontrada em sites como a Netflix, para reproduzir vídeos, e em aplicativos como o IMDb, na versão para Windows Phone.

De acordo com a empresa, a brecha permitia que cibercriminosos tivessem total controle do computador infectado, podendo executar códigos maliciosos quando o usuário visitasse um site comprometido. O hacker não conseguia forçar o usuário a acessar tal endereço, mas poderia induzi-lo a clicar em um link de e-mail ou mensagem instantânea com destino ao site desejado. Tudo isso era feito para ter acesso às informações da vítima.

O que mais surpreendeu os analistas foi saber que essa vulnerabilidade era explorada e passou desapercebida durante mais de quatro anos. A investigação teve início em 2015, quando uma matéria publicada por um portal britânico destacou um ataque cibernético contra uma empresa que desenvolve programas de espionagem para governos.

A matéria continha conversas onde um desenvolvedor independente tentava vender a vulnerabilidade para a empresa. Com base nessas informações, a Kaspersky Lab descobriu também que o desenvolvedor tinha conhecimento de um outro bug na tecnologia. A empresa de segurança enviou os resultados da análise para a Microsoft, que divulgou na última terça-feira (12), uma atualização para corrigir a falha. Também foram divulgados boletins de segurança para brechas descobertas no Internet Explorer, Edge, Windows, Office, Visual Basic e Exchange Server.

Leia tudo sobre: kasperskymicrosoftsilverlight

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas