Microsoft anuncia fechamento de 27 lojas físicas no Brasil

Por Estadão Conteúdo |

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O fechamento coincide com o mau desempenho da linha de smartphones da Microsoft

Estadão Conteúdo

A Microsoft vai fechar 27 pontos de venda físicos no Brasil. A decisão, confirmada nessa quarta-feira (2) pela empresa, atinge a rede da franqueada Águia Telecom, responsável por lojas e quiosques espalhadas por oito Estados do País. Chamadas de Microsoft Stores, essas lojas ocuparam antigos espaços de venda de produtos da finlandesa Nokia, adquirida pela empresa do Windows em 2013.

Em nota enviada, "a Microsoft confirma o fechamento programado de determinadas lojas físicas da marca Microsoft Store – Revendedor Autorizado no Brasil", afirmando que esta é uma decisão estratégica e feita em conjunto com seus franqueados. No mesmo comunicado, a empresa esclarece que "continuará com o serviço online da marca, operando normalmente e atendendo todo o território nacional".

Única loja do Estado de São Paulo mantida pela empresa, o ponto de venda do Shopping Eldorado tinha um espaço dedicado para produtos e novidades especiais da companhia. Em uma seção específica, era possível testar o sensor de gestos e voz Kinect, vendido em conjunto com o videogame Xbox. Procurados pela reportagem, vendedores da loja disseram não saber sobre o fechamento do estabelecimento.

Primeira loja Microsoft do Brasil e da América Latina fica em São Paulo. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloPrimeira loja do Brasil é da Águia Telecom, uma revendedora autorizada. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloLoja fica na zona oeste de São Paulo, no shopping Eldorado, onde era a antiga loja da Nokia. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloDo lado esquerdo estão alguns Lumias e acessórios de som. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloDo lado direito estão produtos como Office, Xbox e mais acessórios para smartphones Lumia. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloNa loja da Microsoft é possível testar alguns jogos para Xbox. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloParede repleta de jogos para Xbox é uma das atrações da loja da Microsoft. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloSmartphones da linha Lumia são o grande destaque da loja, estão as bancadas laterais e também ao centro. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloLoja vende todo tipo de acessórios para smartphones, de películas até carregadores e capinhas. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloAo fundo da loja, do lado direito, estão os acessórios para smartphones Lumia. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloTablets e computadores rodando Windows também estão expostos na loja da Microsoft. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloOfertas de pacotes Office e Skype também podem ser encontradas na loja da Microsoft. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloMouse e teclado também estão à venda na loja. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloCliente pode encontrar todo tipo de acessório, inclusive fone de ouvido. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloCaixa de som portátil próprias da Microsoft também estão à venda. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloProdutos de terceiros, como da JBL, também são comercializados no espaço. Foto: Emily Canto Nunes/iG São Pauloloja microsoft sp. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloO destaque principal vai para os novos Lumias, que ficam em balcões no centro da loja. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloMicrosoft remodelou mais de 50 pontos de venda Nokia no país e anunciou expansão. Foto: Emily Canto Nunes/iG São PauloLogo da Microsoft fica ao fundo da loja. Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo

No Rio de Janeiro, fecharão as portas seis lojas e três quiosques da empresa, todos localizados em shopping centers do Estado. A Águia também fecha seus espaços em Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraná e Amazonas.

As lojas de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco e Sergipe – 23 ao todo – continuarão abertas, uma vez que não são vinculadas à rede da Águia Telecom. Procurada, a rede de franqueadas Águia Telecom não respondeu às solicitações da reportagem.

Lumia

O fechamento coincide com o mau desempenho da linha de smartphones da Microsoft. A estratégia da companhia foi reduzir seu ritmo de lançamentos, focando em aparelhos premium como o Lumia 950.

No último trimestre de 2015, a linha teve queda em vendas de 57% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com 4,5 milhões de unidades entre outubro e dezembro – índice mais baixo de vendas desde o final de 2012 e responsável por apenas 1% do mercado global de smartphones.

Como base de comparação, a Apple teve um aumento de 0,4% na venda de iPhones (batendo mais uma vez um recorde histórico), e a Samsung teve crescimento de 14%, no mesmo período.

A empresa enfrentou ainda o fato de que seu sistema operacional móvel, o WindowsPhone, não empolgou os usuários. "Muitos usuários reclamavam da falta de aplicativos e da ausência de atualizações", diz Leonardo Munin, analista da consultoria IDC Brasil.

Para o especialista, fatores como a crise, a alta do dólar e o fim da MP do Bem, que isentava smartphones de até R$ 1,5 mil de PIS/Cofins, podem ter afetado a decisão da Microsoft por aqui. "O mercado brasileiro teve queda de 15% em 2015, e deve ter a mesma queda em 2016", explica Munin.

Para Eduardo Pellanda, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, a Microsoft não conseguiu transformar "o potencial da Nokia em inovação".

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