Inteligência artificial vence campeão de jogo de tabuleiro pela primeira vez

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Sistema venceu jogador considerado como o melhor da década após partida de três horas e meia de duração

Computador desenvolveu raciocínio praticando movimentos por conta própria
Flickr/Jaro Larnos
Computador desenvolveu raciocínio praticando movimentos por conta própria

Um computador com inteligência artificial ganhou de Lee Sedol, um dos mais famosos jogadores de Go, um tradicional jogo de tabuleiro que desafia sistemas do tipo. A partida fez parte de uma das cinco rodadas do desafio envolvendo um prêmio de US$ 1 milhão (cerca de US$ 3,7 milhões). Conhecido como AlphaGo, a invenção do Google fez Sedol desistir depois de três horas e meia.

Segundo o Wired, os pesquisadores da empresa passaram cerca de dois anos na criação do sistema em um laboratório de inteligência artificial. O desenvolvimento do computador foi acelerada quando o grupo utilizou técnicas que permitiram ao sistema reconhecer determinadas ações a partir das informações armazenadas anteriormente. Além disso, o computador foi capaz de desenvolver um raciocínio praticando estes movimentos por conta própria.

Ainda de acordo com o site, o AlphaGo não depende de uma lista de movimentos definida antes da partida mas, sim, do sistema de aprendizagem desenvolvido durante os treinos.

As partidas contra Sedol servem como um teste para avaliar o progresso do aprendizado do computador. Independente do resultado dos próximos jogos, a vitória do AlphaGo já é muito comemorada por seus desenvolvedores.

Leia tudo sobre: inteligência artificialAlphaGogoogle

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas