Apps para Android e iOS separam despesas por categoria para usuário identificar os gastos que mais comprometem o salário

Brasil Econômico

Além das tradicionais planilhas, o usuário pode utilizar o smartphone para economizar. Com opções gratuitas e pagas, é possível registrar todas as movimentações e manter as finanças em ordem. O Brasil Econômico criou uma lista com sugestões de aplicativos que ajudam a manter as finanças pessoais e da empresa em dia. Os apps permitem incluir despesas e receitas separadas por categorias. Assim, é possível visualizar gráficos e saber com mais facilidade onde estão os maiores gastos mensais.

GuiaBolso permite ao usuário criar metas com prazo determinado
Reprodução
GuiaBolso permite ao usuário criar metas com prazo determinado

GuiaBolso

Disponível gratuitamente para Android  e iOS , o Guia Bolso trabalha com a ideia de ajudar o usuário a atingir metas. Logo depois de instalar o app, é possível definir qual o próximo plano, o valor necessário e o prazo para a meta ser estabelecida. Para isso, a plataforma informa quanto deverá ser economizado por dia e conecta a conta corrente com o app.

Entre os recursos do Guia Bolso, está a possibilidade de consultar se o CPF está regular. O aplicativo consulta uma central de proteção ao crédito e informa quais as pendências do documento. O GuiaBolso também oferece um comparador de taxas de juros para empréstimos. A partir do valor que o usuário pretende retirar, o app exibe qual será a melhor opção, levando em consideração a taxa de juros, a probabilidade de aprovação e a facilidade de contratação.

Tela inicial do aplicativo informa o saldo atual de todas as contas do usuário
Reprodução
Tela inicial do aplicativo informa o saldo atual de todas as contas do usuário

Organizze

É possível separar as transações cadastradas por categoria como alimentação, moradia, lazer, entre outros. Com isso, é possível usar o recurso Top Despesas, para comparar os gastos entre meses e verificar que tipo de despesa comprometeu a maior parte das receitas.

Além do aplicativo, as informações podem ser acessadas no site da plataforma. Segundo o Organizze, os dados salvos pelo usuário são criptografados durante a sincronização. Se preferir, o usuário também pode bloquear o acesso de outras pessoas com uma senha própria para o app. Disponível gratuitamente para Android  e iOS , o Organizze também oferece uma versão premium, a partir de R$ 7,90. A versão paga permite incluir cartões de crédito e contas em banco para o usuário definir o limite, a data de vencimento e o saldo atual na conta.

QuickBooks ZeroPaper

Disponível para Android  e iOS , o ZeroPaper é uma boa opção para controlar a área financeira de pequenas empresas. Além de adicionar registros referentes a funcionários e impostos, o usuário pode definir com qual cliente ou fornecedor a transação foi feita e criar uma espécie de agenda com informações de contato.

A versão gratuita da plataforma ajuda a monitorar receitas e despesas e acompanhar relatórios básicos. As versões pagas custam a partir de R$ 29,90 por mês e conseguem integrar a plataforma com um sistema de nota fiscal eletrônica e boletos bancários.

Informações cadastradas no app podem ser sincronizadas entre smartphone e tablet
Reprodução
Informações cadastradas no app podem ser sincronizadas entre smartphone e tablet

Minhas Economias

O app permite que o usuário faça o controle de gastos e receitas e organize suas contas por meio de gráficos e lembretes para não atrasar pagamentos. Antes de salvar uma nova despesa no aplicativo, o usuário pode definir quantos dias antes quer ser notificado e receber alertas no celular e no e-mail.

Além de contabilizar as despesas e receitas passadas, o usuário pode lançar transações que se repetem frequentemente. Assim, é possível acompanhar quanto do seu rendimento estará comprometido nos meses futuros. O app está disponível para aparelhos Android  e iOS .

Finanças Pessoais

Além de ser um gerenciador de despesas e receitas, o app pretende ajudar com a educação financeira do usuário com dicas e sugestões para o usuário entender mais sobre encargos, cartões de crédito, investimentos e o mercado financeiro de uma forma simples.

Disponível para Android , o aplicativo ajuda a definir metas de despesas a partir do salário do usuário. Com essa informação, a plataforma sugere a melhor divisão entre gastros prioritários (como aluguel e contas residenciais), objetivos financeiros (como poupança e pagamento de dívidas) e estilo de vida (para despesas que podem variar). O app também permite visualizar relatórios sobre despesas com filtros personalizados e saber qual valor pode ser utilizado sem comprometer despesas mais importantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.