A plataforma está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e monitora mais de 30 hospitais privados da Grande São Paulo; veja

Brasil Econômico

Emergências médicas sempre vêm acompanhadas de horas de espera em prontos socorros, não é mesmo? E se um aplicativo pudesse indicar o tempo de esperar em hospitais e clínicas de pronto atendimento?

LEIA MAIS: Aplicativo permite chamadas telefônicas sem consumo de dados móveis

Aplicativo SOSPS ajuda paciente a estimar tempo na fila de hospitais
Divulgação
Aplicativo SOSPS ajuda paciente a estimar tempo na fila de hospitais


Ele existe. O aplicativo SOSPS - Pronto-Socorro chega ao mercado com a proposta de facilitar o atendimento nos Prontos-Socorros.  A plataforma está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e monitora mais de 30 hospitais privados da Grande São Paulo.

Para o paciente, o app é gratuito e oferece a estimativa do tempo de espera para serviços de Pronto-Socorro e Pronto Atendimento Clínico Adulto e Infantil.  Segundo o co-fundador do app Rafael Urbach, a plataforma foi criada para o consumidor. “O foco do aplicativo são os pacientes em condições clínicas que não representam urgência ou emergência”.

Diferenciais

 Além de estimar o tempo que o paciente ficará em espera, o app faz um mapeamento do trânsito e traça o melhor caminho até o local do atendimento. "Nos últimos anos, percebemos o aumento da demanda e a consequente lotação nos serviços de Pronto-Socorro. A tecnologia pode contribuir para amenizar o problema e auxiliar pacientes e hospitais”, explicou  Urbach.

Disponível no modelo freemium para os hospitais, o SOSPS - Pronto-Socorro pode ser um grande aliado para iniciar o relacionamento com novos pacientes e realizar pesquisas de opinião. Além disso, o aplicativo começa a construir uma rica fonte de dados que auxilia as áreas técnicas, de operações e o marketing de instituições de saúde.

LEIA MAIS: Uber é processado em R$ 150 milhões por revelar suposta traição de usuário

 No futuro, o SOSPS - Pronto-Socorro também pretende criar novas oportunidades para pacientes e hospitais, como oferecer mais agilidade com a pré-abertura remota de fichas e também auxiliar na migração de casos que deveriam ser tratados em consultas ambulatoriais, não em um serviço de Pronto-Socorro. Atualizado diversas vezes ao dia, em todos os períodos – manhã, tarde e noite, o aplicativo desenvolvido pela Healthier Internet, empresa de tecnologia para a área de saúde, opera em versão piloto e monitora hospitais privados nas cidades de São Paulo, Barueri, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Expansão

"Pretendemos expandir nossos serviços para outros hospitais nessas regiões e também para outros estados, onde o tempo de espera seja um problema relevante para o paciente. Nossos estudos mostram que o problema é frequente em todo Brasil, não uma particularidade das regiões onde já atuamos. Quanto mais longe levarmos essa tecnologia, mais podemos contribuir na conscientização do uso dos serviços de Pronto-Socorro e com a saúde do país", finaliza Rafael Urbach.

LEIA MAIS: Tráfego de dados móveis crescerá sete vezes até 2021, diz pesquisa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.