Brasil Econômico

Facebook permite desativar conta temporariamente ou excluir perfil em definitivo
iStock
Facebook permite desativar conta temporariamente ou excluir perfil em definitivo

O Facebook é a rede social mais popular entre os usuários. De acordo com levantamento recente, a plataforma contava com média diária de 1,23 bilhão de usuários ativos diariamente publicando, curtindo, compartilhando e trocando mensagens com outras pessoas. Assim como em qualquer outro site, é preciso se atentar à privacidade quando navegamos na rede social, que possui uma série de recursos adicionais para manter sua conta protegida. Confira algumas formas de manter seu perfil em segurança na rede.

Alertas de login

Conhecida como autenticação em duas etapas, as Aprovações de Login oferecem mais segurança quando você acessa sua conta no Facebook. Sempre que fizer login a partir de um dispositivo diferente, você receberá um código para usar com sua senha e completar o processo de login na rede social.

LEIA MAIS: Tráfego de dados móveis crescerá sete vezes até 2021, diz pesquisa

Defina uma senha complexa

O primeiro passo para ter uma senha segura é se certificar que sua senha tenha, ao menos, seis caracteres. Além disso, tente usar uma combinação que inclua números, letras e pontuações. Se a rede social informar que a senha não é forte o suficiente, combine letras maiúsculas e minúsculas. Outro ponto importante é usar uma combinação diferente das que são usadas para acessar outros serviços, como e-mail ou conta bancária.

Contatos de confiança

Selecione amigos com os quais você pode entrar em contato caso precise de ajuda com sua conta no Facebook, criando contatos de segurança. O recurso é útil para quando você esquecer a senha da sua conta e não conseguir enviá-la para o seu e-mail, por exemplo. 

Spam

Se você clicou em alguma coisa que se tornou spam ou se sua conta está criando publicações, eventos ou páginas indesejadas, siga algumas etapas para remover os conteúdos. Entre as ações disponíveis no Facebook, estão o histórico de login , que permite checar se não há acessos suspeitos na conta, a análise das publicações e curtidas recentes e a verificação do registro de atividades para excluir o conteúdo indesejado.

LEIA MAIS: Aplicativo ajuda consumidor economizar nas compras em farmácias e drogarias

Phishing

O phishing é uma tentativa maliciosa de conseguir acesso à conta de uma pessoa ou gravar suas informações pessoais. A estratégia dos cibercriminosos consiste em induzir a vítima a preencher seus dados em um site falso. Fique atento a mensagens com erros de digitação e de grafia, além de links que levem para destinos diferentes do local indicado no e-mail. O Facebook nunca pedirá a senha da sua conta ou dados como número do CPF e de cartão de crédito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!