Até dezembro de 2018, o sinal analógico de televisão será desligado em mais de 1.300 cidades brasileiras. O prazo foi estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para as emissoras de televisão liberarem a frequência que será destinada ao serviço de 4G. Com a mudança, a programação dos canais abertos será transmitida somente pela TV digital, que exige itens diferentes para os telespectadores.

LEIA MAIS: Maioria das famílias de baixa renda em São Paulo não recebeu kits de TV digital

Para assistir à TV digital , é necessário ter antena e televisão compatíveis. "Não basta que a transmissão seja digital", lembra Antonio Martelleto, diretor-geral da EAD (Associação Administradora do Processo de Redistribuição de Digitalização de Canais de TV e RTV). "Para que todos possam continuar assistindo a programação dos canais abertos, a antena e o televisor precisam ser compatíveis com a tecnologia".

Conversor de TV digital é necessário para as televisões de tubo e as de tela fina que não são compatíveis com o novo sinal
Shutterstock
Conversor de TV digital é necessário para as televisões de tubo e as de tela fina que não são compatíveis com o novo sinal

LEIA MAIS: 86% dos domicílios de São Paulo estão preparados para receber a TV digital

Além disso, é importante verificar se sua casa já está preparada com os aparelhos que você já tem ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo aos canais abertos. De acordo com a Seja Digital, nem toda antena  consegue captar o sinal digital. O equipamento deve ser UHF e, de preferência, externo, instalado no telhado de casa.

Já o televisor tem duas saídas possíveis: se for um aparelho de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. O mesmo vale para os televisores de tela fina que não tiverem um conversor embutido. Por outro lado, os aparelhos mais recentes que tiverem o conversor, não precisam de um equipamento complementar. Para verificar se o aparelho pode ou não receber o sinal, vale a pena consultar o manual do fabricante.

Kit de TV Digital

Aqueles que estiverem inscritos em algum programa social do Governo Federal, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, podem estar na lista de beneficiários para retirar gratuitamente o kit com conversor digital, antena e controle remoto. Para realizar a consulta, acesse o site da Seja Digital   ou ligue para o número 147. A página é mantida pela EAD, associação responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico no País.

Ao visitar o site, tenha em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou do NIS (Número de Identificação Social). Se você estiver apto a receber o kit da TV digital, o site permitirá realizar um agendamento para retirar o conversor em um ponto próximo da sua residência. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!