A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, em 2016, 3,91 milhões de reclamações de consumidores em seus canais de atendimento, como call center e internet. O serviço mais reclamado foi o de telefonia móvel, com 47% do total. Os serviços de telefonia fixa receberam queixas de 24,1% dos consumidores, sendo 14,9% delas sobre o serviço de banda larga fixa e 13,1% sobre a TV por assinatura.

Leia também: Banda larga poderia ser levada para rodovias, defende presidente da Anatel

De acordo com os usuários, o maior problema apontado à Anatel foi a cobrança indevida, que representou 32,8% do total. Em seguida, estão reclamações sobre a qualidade dos serviços, funcionamento e reparos, com 21,5% das queixas (841 mil reclamações). O número de queixas registradas no ano passado foi menor do que as recebidas em 2015, quando foram feitas 4,08 milhões de queixas à agência reguladora.

Anatel
Anatel
Anatel

Leia também: Maioria das famílias de baixa renda em São Paulo não recebeu kits de TV digital

As reclamações sobre serviços de telecomunicações podem ser feitas pela central de atendimento telefônico da agência, por meio do número 1331. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala podem utilizar o número 1332. Outras alternativas são o aplicativo Anatel Consumidor, disponível para Android, iOS e Windows Phone, e o Fale Conosco, serviço disponível no site da autarquia.

A agência também oferece, em cada capital, uma Sala do Cidadão para o consumidor que tiver dificuldades em fazer o registro de sua solicitação por outros meios. O consumidor é orientado a tentar primeiro resolver o seu problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet. A agência deve ser procurada, caso a prestadora não resolva a situação. Por isso, o consumidor precisa anotar os números de protocolos de atendimento informados pela empresa.

Telefonia fixa

Serviço mais reclamado pelos usuários, a telefonia fixa ficará mais barata a partir do próximo sábado (24). Os valores das ligações locais de fixo para móvel terão redução de até 19,25%. As ligações interurbanas terão queda de até 12,01%. A perspectiva é que as tarifas continuem a cair ano a ano até 2019, conforme decisão tomada pela agência em 2014. 

Leia também: Banda larga teve 1 milhão de novos contratos em 2016, afirma Anatel

Em nota, a Anatel informou ainda que a resolução que obriga a redução dos preços nas ligações, faz parte de medidas adotadas para verificar o "modelo de custo", o que torna possível identificar o real custo das empresas de telefonia fixa e móvel e medir o quanto é investido em equipamento para atender a demanda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!