YouTube conta com recursos que podem substituir as anotações, como os cards interativos e o End Screen
shutterstock
YouTube conta com recursos que podem substituir as anotações, como os cards interativos e o End Screen

O YouTube decidiu acabar com o recurso das anotações, que são os blocos dinâmicos criados pelos canais depois da publicação do vídeo, para acrescentar ou corrigir alguma infomação – ou até mesmo para levar o usuário para outro vídeo. A ferramenta estará disponível somente até o dia 2 de maio. Depois disso, apenas as anotações que já haviam sido criadas continuarão aparecendo para os usuários.

Leia também: YouTube começa a testar mudanças no design da tela de carregamento

A decisão de encerrar a funcionalidade aconteceu por conta de uma série de problemas ligados às anotações. O primeiro deles é que os usuários conseguem visualizar os blocos apenas quando assistem aos vídeos em desktops – algo preocupante, tendo em vista que os dispositivos móveis são responsáveis por 60% do tempo de exibição da plataforma.

Além disso, a plataforma conta com outras funcionalidades que podem substituir os blocos de anotação. Um exemplo são os cards interativos, que foram implementados há alguns anos. Estes são os links que podem ser colocados ao longo do vídeo no ícone de informação posicionado no canto superior direito. 

Leia também: Canais alteram códigos de animes para enganar YouTube e aumentar views

Em 2016, o Google também permitiu que as End Screens passassem a servir para colocar outros vídeos recomendados ao final do que as pessoas estavam assistindo. Este recurso, portanto, acaba a necessidade de usar as anotações para essa função.

Após a entrada destas funcionalidades, as anotações tiveram queda de 70% no uso. Fora isso, a empresa afirmou que o recurso não é muito bem visto pelos usuários, pois eles fecham, em média, 12 anotações antes de clicar em uma.

Nova parceria

Além da novidade em relação às anotações, a plataforma de vídeos do Google também anunciou uma parceria com a FACEIT para transmitir o Esports Championship Series. A terceira edição do campeonato, marcada para acontecer no próximo dia 25, contará com uma competição de Counter-Strike: Global Offensive.

Leia também: Saiba como vai funcionar a YouTube TV e tire suas dúvidas

Não foram apresentadas maiores informações sobre a parceria entre as empresas, como o tempo de duração do acordo, por exemplo. Apesar disso, o chefe global da área de jogos do YouTube, Ryan Wyatt, afirmou que este "é o maior investimento da empresa nesse setor". As duas primeiras edições do Esports Championship Series haviam sido transmitidas pelo Twitch.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!