Nova opção exibe os principais conteúdos publicados por páginas que os usuários não curtiram; recurso está sendo testando no Android e no iOS

Brasil Econômico

O Facebook está testando um novo recurso para permitir que os usuários acompanhem quais são os assuntos em alta na rede social. A ideia é oferecer um novo feed com sugestões de páginas a serem curtidas. A ferramenta é acessada por meio do ícone de foguete, que está sendo exibido na área superior da tela, no Android. A versão do aplicativo para iOS exibe o ícone na parte inferior da tela.

Leia também: WhatsApp pretende disponibilizar pagamentos pela plataforma

A nova opção exibe os principais conteúdos publicados por páginas que o usuário não curtiu e lembra o que está disponível no Moments do Twitter, por exemplo. Porém, enquanto a rede social de 140 caracteres exibe as notícias mais comentadas, o Facebook  mostrará apenas páginas parecidas com o que o usuário segue. Algo mais próximo está presente no aplicativo do Instagram, que utiliza algoritmos para mostrar o que o usuário provavelmente irá gostar.

Esta não é a primeira experiência para tornar o Facebook mais instantâneo e com foco em notícias
Reprodução
Esta não é a primeira experiência para tornar o Facebook mais instantâneo e com foco em notícias

Leia também: Facebook apresenta atualização para simplificar doações para causas sociais

Segundo o site "TechCrunch", um porta-voz da rede social confirmou os testes. "Estamos testanto um feed complementar com artigos populares, vídeos e fotos, customizados para cada pessoa com base no conteúdo que pode ser interessante para elas", disse. "Ouvimos as pessoas dizerem que eles desejam uma maneira fácil de explorar novos conteúdos com os quais eles ainda não estão conectados".

O site lembra que o novo ícone é apenas mais uma das experiências da rede social para oferecer um novo feed em seus aplicativos. Em todas elas, a rede social tentou se tornar uma ferramenta para também acompanhar notícias, em vez de apenas pessoas e empresas. Em março, por exemplo usuários do Android relataram o surgimento de um recurso semelhante, porém com um ícone quadrado. Semanas antes, usuários do iOS compartilharam a exibição de uma aba "Explorar".

Leia também: Confira: aplicativo democratiza acesso à conexão WiFi de forma gratuita

Em 2012, a plataforma apresentou a lista de interesses para organizar os posts exibidos no feed, mas o recurso não se tornou popular entre os usuários. Anos depois, em 2014, a rede voltou a tentar ser um meio mais instantâneo com o aplicativo Rooms, que permitia discussões sobre diversos assuntos, mas o projeto não teve êxito.

    Leia tudo sobre: Facebook Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.