O comportamento dos usuários nas redes sociais já pode ser alvo de uma ação judicial. Pelo menos é o que ocorre na Suíca, onde um homem de 45 anos está sendo processado por curtir posts no Facebook. Segundo o site "The Local", ele está sendo acusado por difamação após reagir a oito publicações que acusavam Erwin Kessler, presidente de uma associação de proteção animal no país, de racismo e antissemitismo.

Leia também: Facebook apresenta atualização para simplificar doações para causas sociais

O homem curtiu publicações compartilhadas em diversos grupos de direitos dos animais no Facebook que reprovavam o apoio à associação por conta da suposta ligação de Kessler com grupos neonazistas no passado. A ação afirma que, ao curtir os posts, o homem ajudou a espalhar o conteúdo na internet, tornando-o visível para mais pessoas. Além disso, Kessler afirma que o acusado agiu com a intenção de prejudicá-lo sem nenhum motivo.

Caso seja processado por curtidas no Facebook, homem deverá pagar multa pesada Erwin Kessler
Shuttersock
Caso seja processado por curtidas no Facebook, homem deverá pagar multa pesada Erwin Kessler

Leia também: Facebook Messenger ganha reações e opção para descurtir mensagens

A defesa afirma que Kessler já havia sido previamente condenado por discriminação racial e lembra que ele e sua associação atualmente estão acusando outras pessoas em cinco casos similares. Se processado, o homem de 45 anos poderá pagar uma multa pesada para Kessler, além dos custos jurídicos de quem o acusa.

Casos semelhantes

De acordo com o site "The Next Web", a Suíça registrou um caso parecido no ano passado, quando um jornalista se tornou réu por retuitar conteúdos ofensitos. Na ocasião, a Justiça local afirmou que a distribuição desse tipo de conteúdo não era passível de punição e que apenas o autor deveria ser indiciado. Esse precedente, no entanto, não poderá ser utilizado na causa movida contra o homem de 45 anos.

Leia também: Facebook cria alerta para usuários que compartilharem notícias falsas

Isso porque a lei suíça determina uma ação diferente em casos que envolvam discriminação racial, ainda que o réu não seja acusado por isso. O "The Next Web", porém, lembra de um ponto importante sobre o caso e que por algum motivo não foi levantado pela defesa. Seria possível condenar uma pessoa por simplesmente curtie ou compartilhar publicações em redes sociais como o Facebook?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!