Brasil Econômico

Quanto tempo durou a última reforma da sua casa? Um mês, 15 dias, uma semana? E se eu te disser que já é possível construir uma casa – sim, uma casa completa – em apenas 24 horas, você acreditaria?  Pode parecer impossível, mas a empresa Apis Cor desenvolveu uma impressora 3D totalmente capaz de executar a tarefa.

Leia também: Impressora 3D: entenda o que é, quanto custa, o que pode ser criado e mais

Impressora 3D: O trabalho humano apenas acontece no acabamento, como a pintura, instalação de portas e janelas, e o próprio telhado
Reprodução/site Apis Cor
Impressora 3D: O trabalho humano apenas acontece no acabamento, como a pintura, instalação de portas e janelas, e o próprio telhado

O vídeo divulgado pela companhia estadunidense já conta com mais de 2 milhões de views  e mostra em breves seis minutos como a impressora 3D construiu a casa.

Mas não pense que se trata de uma impressora 3D de mesa como àquelas mostradas na TV ou em eventos, que cabem praticamente em qualquer lugar. A tecnologia desenvolvida pela Apis Cor é grande. Somente de altura ela tem capacidade de alcançar três metros, enquanto que em relação ao comprimento horizontal a extensão chega a oito metros e meio.

No experimento mostrado no vídeo é possível conferir uma das principais razões que fazem o projeto de 37 metros quadrados ser finalizado em apenas 24 horas. A impressora tem capacidade de girar 360º e fez de uma vez só as paredes de concreto – camada a camada - em vez dos filamentos de polímero geralmente usados pela tecnologia.

Leia também: Conscientização: conheça o Pokémon Go da natureza e salve espécies em extinção

Custo

De acordo com a empresa, o custo da construção da casa é de US$ 10 mil, sendo que mais de 50% do valor é voltado para as portas e janelas, que não são impressos. O que resulta em uma economia de verba de 70% em relação a uma casa construída tradicionalmente. O trabalho humano apenas acontece no acabamento, como a pintura, instalação de portas e janelas, e o próprio telhado.

Além do baixo custo, a resistência da casa é algo que chama a atenção. De acordo com a empresa responsável pela impressora 3D, a vida útil da construção é de 175 anos e é uma boa saída para resolver questões de moradias após catástrofes naturais, e também de deficit habitacional nos países mais pobres.

Leia também: Desenvolva seu "clone" virtual via chatbot; conheça aplicativo Replika

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!